[weglot_switcher]

Neemias Queta o primeiro português na NBA

Era uma estreia aguardada desde julho. Este fim de semana, o português estreou-se na NBA no jogo dos Sacramento Kings frente aos Memphis Grizzlies. “Há muito tempo que sonhava com este dia, desde que comecei a praticar basquetebol”, disse o atleta.
Instagram de Neemias Queta
19 Dezembro 2021, 10h46

Na madrugada deste sábado, ainda sexta-feira do outro lado do Atlântico, mais concretamente na Califórnia, um português fez história ao tornar-se o primeiro a jogar na NBA. Neemias Queta, de 22 anos, desde julho ao serviço dos Sacramento Kings, esteve em campo 7:44 minutos que se tornaram assim os seus primeiros minutos oficiais naquela que é uma das ligas mais seguidas em todo o mundo. Não marcou pontos e a sua equipa perdeu frente aos Memphis Grizzlies, mas Queta fez história.

A Federação Portuguesa de Basquetebol, que ontem se reuniu para aprovar o Plano de Atividades e Orçamento para 2022, fez um voto de felicitações a Neemias Queta. “É um sonho concretizado e completamente merecido pelo grande atleta que é o Neemias Queta”, referiu o presidente da FPB, Manuel Fernandes.

Os Sacramento Kings tiveram nos últimos dias um surto de covid-19 na equipa que obrigou ao afastamento de seis jogadores. Neemias Queta, que tem jogado na G League e que aguardava  a estreia há vários meses, teve assim a sua oportunidade.

Na conferência de imprensa após o jogo, Queta falou do sonho que acabara de concretizar e agradeceu aos fãs em Portugal por terem ficado acordados até tarde para o ver jogar (o jogo aconteceu às 3 da manhã de Portugal). “Que horas são? Lá é bastante tarde. É especial saber que estão acordados para verem-me jogar”.

“Só ter podido estar em campo é uma grande conquista. Ter entrado e tido a oportunidade de jogar. Há muito tempo que sonhava com este dia, desde que comecei a praticar basquetebol. Estou muito contente que tenha acontecido hoje”, afirmou o jogador.

A estreia de Neemias foi saudada por pelos fãs da modalidade e não apenas em Portugal. No Twitter encontram-se várias menções, como a do jornalista Jason Anderson, que acompanha localmente, em Sacramento, a modalidade e cujos bisavós vieram de Portugal.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.