[weglot_switcher]

Quer atualizar o agregado familiar no IRS? Saiba quando e como fazer

Caso tenha tido alterações significativas no seu agregado familiar, e não proceda à respetiva alteração, não só pode perder direito a alguns deduções à coleta no IRS, como também pode ter problemas na hora preencher a sua declaração, caso opte pelo IRS Automático.
12 Fevereiro 2022, 17h00

Se pretende atualizar o agregado familiar na sua declaração de IRS, movimento habitual todos os anos, saiba como fazê-lo através do Portal das Finanças. Caso seja a primeira vez que o faz, não se preocupe: o procedimento é relativamente simples e intuitivo.

Antes de avançarmos com o procedimento propriamente dito, é importante sublinhar que, caso tenha tido alterações significativas no seu agregado familiar, e não proceda à respetiva alteração, não só pode perder direito a alguns deduções à coleta no IRS, como também pode ter problemas na hora preencher a sua declaração, caso opte pelo IRS Automático.

Saiba o que deve fazer, com ajuda do portal Doutor Finanças.

Como atualizar o seu agregado familiar no Portal das Finanças

No site do Portal das Finanças, logo na página inicial, tem em destaque, na categoria do IRS, a opção “Comunicação do Agregado Familiar”. Se esta informação aparecer no seu ecrã, basta clicar em aceder e fazer o devido registo com o seu NIF e palavra passe. De seguida será encaminhado para a página “Dados Agregado IRS”, tendo no final da página a opção agregado familiar, onde pode entregar a devida declaração.

Após entrar no separador deve proceder à autenticação de todos os elementos do seu agregado familiar. Para tal, vai precisar do NIF de cada elemento e da palavra passe de cada um. Caso exista algum membro do seu agregado familiar que não disponha ainda desta senha, então deve fazer o requerimento da mesma ou pedir uma segunda via o mais breve possível.

Se não lhe aparecer o membro do agregado familiar que pretende registar, por exemplo, no caso de estar a viver em união de facto e nunca ter registado a pessoa no seu agregado, basta alterar o seu estado civil de acordo com o atual, e então adicionar o NIF da pessoa em questão. No caso dos dependentes, o processo é semelhante. Basta colocar o NIF, indicar o tipo de dependência, se é dependente normal, em guarda conjunta ou afilhado civil. Depois de preencher estes campos deve fazer então a devida autenticação.

Antes de submeter a declaração confirme se os dados estão corretos e se a autenticação ficou devidamente registada. No menu lateral, tem um separador que possibilita a consulta do agregado familiar. Após clicar em consultar o agregado, vai aparecer o número do documento da declaração, data, e o estado da mesma. No final desta linha é possível fazer o download do comprovativo da sua alteração.

Como atualizar o agregado familiar no caso da guarda conjunta

No caso de pretender alterar o seu agregado familiar devido a partilhar a guarda de um dependente, o processo também é relativamente simples. Aceda ao menu que permite atualizar o agregado familiar e clique na parte que diz respeito aos dependentes. No campo do tipo de dependência deve selecionar “Dependente em Guarda Conjunta”. Depois preencha alguns campos extras, como por exemplo: quem é a pessoa que exerce as responsabilidades parentais e o NIF da pessoa com quem partilha a guarda do dependente.

Para além destes, ainda deve indicar qual é o agregado familiar que a criança integra, se a residência é ou não partilhada, e por fim a percentagem da partilha das despesas. Caso tenha mais que um dependente na mesma situação, então basta adicionar dependente e preencher os mesmos campos com a informação correspondente.

Procedeu à mudança de casa? Confirme que a habitação permanente do seu agregado está atualizada

Se comprou uma casa recentemente é importante que confirme se os dados estão corretos. O primeiro passo é consultar se a informação que consta no portal das finanças está certa e completa. Para tal, deve aceder ao menu imóveis e depois selecionar a opção “Património Predial”. Nesta página pode consultar os dados relativos ao seu imóvel e até saber o valor patrimonial do mesmo.

Após confirmar tudo, regresse ao menu que o leva à atualização do seu agregado familiar. Onde esteve a atualizar os dados do seu agregado familiar, no canto superior direito, tem um botão que diz “seguinte”. Assim que clicar nesse botão vai aparecer os dados relativos à morada permanente do seu agregado. Só precisa confirmar que os mesmos estão corretos e assinalar o campo que diz “declaro que a morada, no período indicado, é a morada do agregado familiar”. Por fim, basta submeter a declaração.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.