A Renault, Nissan and Mitsubishi formaram uma parceria avaliada em 23 mil milhões de euros para arrancar com a produção de carros elétricos. De acordo com a notícia avançada esta quinta-feira pelo “Financial Tines” (FT), o objetivo é produzir dezenas de automóveis que irão integrar novos modelos de baterias como forma de contornar a crise de semicondutores que tem comprometido o sector nos últimos anos.
O grupo pretende assim produzir 35 novos modelos até ao final da década que serão produzidos em cinco plataformas comuns da aliança em todo o mundo. A mais recente dessas plataformas — a CMF-BEV – deve ser lançada em 2024 no ElectriCity, o novo polo industrial elétrico da fabricante francesa no norte de França.
Esta plataforma equipará 250 mil veículos por ano sob as marcas Renault, Alpine e Nissan. Para além do novo R5 elétrico da Renault, daqui sairá também um novo veículo elétrico compacto do grupo japonês para substituir o Nissan Micra, que era produzido na fábrica da Renault em Flins (Yvelines).
Os três fabricantes automóveis anunciaram também que vão acelerar a produção de baterias para atingir uma capacidade de produção global de 220 GWh (Gigawatt-hora) até 2030, com uma estratégia industrial comum que permitirá reduzir o custo dos acumuladores em 65% até 2028.
A estratégia, escreve o “FT” visa estreitar os laços entre as três construtoras e curar as tensões que dividem a aliança desde a prisão de Carlos Ghosn, em 2018, que manteve o grupo franco-japonês unido por quase duas décadas. A Renault e o presidente da aliança, Jean-Dominique Senard, consideram que a parceria sofreu uma “crise sem precedentes por falta de confiança” entre os grupos, mas que o novo plano demonstrou que as empresas estão agora estão a trabalhar para restaurar a confiança.
Assim, a Renault, Nissan e Mitshubishi preparam-se para reforçar a competição no mercado dos elétricos contra a a alemã Volkswagen que anunciou reforçar o investimento no sector que visa produzir uma nova geração de veículos de baixa emissão e enfrentar a líder em carros elétricos, a Tesla.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com