[weglot_switcher]

Sul-coreanos já controlam 100% de fabricante nacional de torres eólicas no distrito de Aveiro

CS Wind tinha comprado 60% da ASM Industries em 2021 por 46,5 milhões e adquiriu agora os restantes 40%. Empresa conta com unidades em Sever do Vouga e Aveiro e está a criar uma nova fábrica no porto de Aveiro com vista ao mercado eólico offshore.
23 Fevereiro 2022, 12h38

Os sul-coreanos da CS Wind já controlam 100% da ASM Industries, produtora nacional de torres eólicas sediada no distrito de Aveiro.

Depois de terem comprado 60% da empresa em agosto de 2021 por 46,5 milhões de euros, como revelou na altura o “Jornal de Negócios”, à WAM Investments de Adelino da Costa Matos, os coreanos compraram agora os restantes 40% à mesma empresa, detida pelo antigo presidente da Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE).

Depois da entrada dos coreanos, os dois sócios concluíram que o “caminho mais vantajoso para a empresa é o controlo total pela CS Wind”.

Adelino da Costa Matos renunciará ao cargo de presidente executivo da empresa no closing do negócio.

“Foi um ciclo fantástico onde, juntamente com uma grande equipa e o apoio dos principais stakeholders, transformámos a ASM Industries num dos maiores fabricantes de torres eólicas da Europa, após um ambicioso plano de expansão, focado no reforço de capacidade produtiva em Sever do Vouga e na criação da nova fábrica offshore, no Porto de Aveiro”, disse em comunicado Adelino de Costa Matos.

“Sentimo-nos muito orgulhosos do nosso caminho, que foi de muita resiliência, ousadia e dedicação, tendo criado as bases de uma nova indústria offshore no nosso país, mais do que quintuplicando a empresa em seis anos, mas neste momento, o que melhor serve os interesses da empresa será o controlo exclusivo pelos sócios coreanos, para um novo ciclo que se iniciará”, segundo o fundador da fabricante nacional de torres eólicas.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.