O novo Governo de António Costa mantém o sector ferroviário como uma das prioridades estratégicas e o programa hoje conhecido assume que um dos objetivos neste domínio é “criar um eixo de Alta Velocidade e de elevada capacidade entre Lisboa, Leiria, Coimbra, Aveiro, Porto, Braga e a Galiza”.
De acordo com esse documento, o novo Executivo pretende “continuar a dar prioridade à ferrovia com a conclusão, até 2023, dos investimentos previstos no programa Ferrovia 2020 e o arranque dos projetos previstos no Programa Nacional de Investimento 2030, com os seus três eixos de ação principais: completar a modernização e eletrificação de toda a rede ferroviária, eliminar os estrangulamentos à capacidade nas áreas metropolitanas”, além de criar o referido eixo de alta velocidade.
Outra das prioridades para a nova legislatura no sector ferroviário será “concluir e aprovar o Plano Ferroviário Nacional que oriente as opções de investimento no longo prazo”.
Por fim, o Governo aponta a meta de “concretizar o investimento em novo material circulante, executando os concursos já lançados para comboios urbanos e regionais e lançando o concurso para comboios de longo curso, constituindo-se como uma aposta na capacidade industrial nacional para o seu fabrico e montagem”.
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