A corrida às presidenciais do Brasil continua a aquecer. Segundo a mais recente sondagem, conduzida pela Genial/Quaest, Lula da Silva tem agora uma vantagem de 16% face ao atual presidente do Brasil, Jair Bolsonaro. As eleições estão marcadas para outubro deste ano e, segundo os números, uma segunda volta entre os candidatos da esquerda e direita é praticamente inevitável.
Lula tem 46% de apoio dos eleitores na primeira volta, enquanto Bolsonaro reúne 30% das intenções de voto — dois pontos percentuais abaixo do seu melhor desempenho registado em abril.
Numa provável segunda volta, as intenções de voto no candidato do Partidos dos Trabalhadores aumenta 22%, o que pressupõe uma vitória de Lula por 54% contra os 32% de Bolsonaro, segundo a mesma sondagem.
Os analistas das eleições à presidência do Brasil, apontam como fatores à perda de intenções de voto de Bolsonaro a desconfiança em relação ao sistema de votação eletrónica do Brasil e os confrontos com o Supremo Tribunal Federal e o Tribunal Superior Eleitoral.
A sondagem da Genial/Quaest também revela que a visão negativa do governo liderado por Bolsonaro é de 47%, enquanto a percentagem de quem vê o governo de forma positiva permaneceu em 25%.
A Pollster Quaest entrevistou dois mil eleitores pessoalmente entre 2 e 5 de junho. A sondagem tem uma margem de erro de dois pontos percentuais.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com