A empresa têxtil Temasa, Têxtil do Marco, foi vendida pela Sonae no âmbito das reorganização do portefólio dos seus ativos e da refocagem no retalho. “A Sonae Fashion confirma a concretização da alienação da sua participação na Temasa, realizada no âmbito da sua estratégia de desenvolvimento e gestão de portefólio”. Criada em 1985, e pertencente à Sonae desde 1992, a Temasa é agora liderada por Andreas Falley, único acionista a partir de agora.
A Temasa atingiu uma faturação que rondou os 7,5 milhões de euros em 2018, dos quais cerca de 20% conseguidos nos mercados externos. A empresa chegou a ter uma marca própria, a Kids For the World (FKW), que já desapareceu, sendo ainda responsável pela confeção de adultos (homem e senhora), uniformes escolares e fardamento.
As fardas escolares do Colégio Efanor (também da Sonae), e o vestuário de trabalho dos empregados das lojas Worten, Bagga, MO e Zippy, entre outros, são produzidas pela Temasa.
A empresa desacelerou o crescimento em 2019, depois de no ano anterior ter batido recordes de crescimento. O ano que agora findou ficou marcado pela forte concorrência das fábricas da Turquia, depois de o governo de Recep Erdogan ter decidido, no verão passado, empreender uma forte desvalorização da lira. A faturação ressentiu-se e, no final de 2019, ficou um pouco abaixo dos seis milhões de euros.
Em termos externos, a Temasa dirige-se especialmente para os mercados espanhol, italiano e inglês, e tem como opção estratégica investir na abertura de interesses comerciais nos mercados americanos.
A Sonae Fashion vai manter uma parceria com a Temasa, o que permitirá que os produtos produzidos nesta unidade industrial continuem a ser oferecidos nas suas lojas.
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