O ministro da Economia, Pedro Siza Vieira, revelou esta segunda-feira que o Governo vai aprovar um pacote de medidas de apoio às empresas para minimizar o impacto do novo coronavírus na economia. Entre as medidas contempladas que deverão ser aprovadas esta quinta-feira, em Conselho de Ministros, está uma linha de crédito de 200 milhões de euros de apoio às empresas portuguesas, através da PME Investimentos, que contará com a participação dos principais bancos a operar em Portugal, que confirmaram ao Jornal Económico que a linha de crédito está a ser operacionalizada. Trata-se da “Linha de Crédito Capitalizar 2018 – Covid-19“
Fonte oficial do Santander Totta revelou que “os bancos foram consultados no sentido de se pronunciarem quanto à intenção de subscreverem a linha disponibilizada pelo Governo português”, uma informação que foi confirmada junto de fontes oficiais da Caixa Geral de Depósitos, BPI e Novo Banco. O JE apurou que o Millennium bcp também subscreveu a esta linha de crédito.
Na mesma linha, o Banco Montepio confirmou que “já sinalizou a adesão a esta linha”. “As direções comerciais do banco já foram informadas e estão em condições de anunciar aos clientes a disponibilização deste instrumento”, sendo que “todos os clientes interessados podem e devem sinalizar esse interesse junto do seu gestor de negócios e empresas de imediato e juntos preparar o processo de candidatura” referiu fonte oficial da instituição financeira.
O banco liderado por Pedro Leitão salientou ainda que é “que estando a crise em crescimento e ainda sem ter atingido o pico máximo, também as empresas necessitem de tempo para avaliar a dimensão do prejuízo e da ajuda necessária”.
Contactada, a Associação Portuguesa de Bancos referiu que “não teve intervenção direta na iniciativa governativa”, sendo “normal neste tipo de linhas que a negociação seja feita diretamente com os bancos”.
Para disponibilizar os 200 milhões de euros incluídos no montante global da linha de crédito, serão criadas duas sub-dotações específicas, explicou o Santander Totta. Uma primeira, no valor de 160 milhões de euros, denominada de dotação “Covid-19 – Fundo de Maneio” e, uma segunda, no valor de 40 milhões de euros, intitulada de dotação “Covid-19 – Plafond de Tesouraria”.
Esta linha de crédito será uma sub-linha específica integrada no protocolo relativo à Linha de Crédito Capitalizar 2018, que já existe. “O procedimento de formalização da adesão pode ser feito por simples envio de comunicação escrita por parte dos bancos”, esclarece o Santander Totta.
Para accionar a linha, as empresas deverão formalizar um pedido junto de qualquer balcão ou Centro de Empresas. As taxas de juro aplicada será fixa ou variável, consoante o acordo entre a entidade bancária e a empresa beneficiária, que será indexada à Euribor a um, três, seis ou doze meses, sobre a qual incide um spread variável entre 1,928% e 3,278%.
As operações de crédito a celebrar beneficiam de uma garantia autónoma à primeira solicitação prestada pelas SGM, destinada a garantir até 80% do capital em dívida em cada momento do tempo, estando prevista uma bonificação integral da comissão de garantia mútua com limite máximo de 0,5%.
Inicialmente fixada em 100 milhões de euros, passando depois para 200 milhões de euros por decisão do Governo, a Linha de Crédito Capitalizar 2018 – Covid 19 estará disponível para as empresas que registem uma quebra de 20% das receitas face ao período homólogo devido ao coronavírus. “Isto significa que empresas que possam ter visto a sua tesouraria impactada por menos receitas do que no ano passado possam ter acesso a esta linha de crédito, que vai estar disponível a partir do mecanismo de garantia mútua e que terá condições mais reforçadas de apoio às empresas”, disse o ministro da Economia.
A PME Investimentos é uma sociedade financeira que integra o setor empresarial do Estado, tendo negociado com a subscrição a esta linha de crédito com os bancos. Entre as principais missões desta sociedade financeira encontra-se o financiamento a empresas do setor não financeiro através de veículos de políticas públicas para apoio ao financiamento das empresas.
No mercado de dívida, a PME Investimentos gere linhas de crédito bonificadas e garantidas através do recurso aos mecanismos de garantia do Sistema Nacional de Garantia Mútua.
Notícia atualizada no dia 12 de março, às 10h51, com as declarações do Banco Montepio.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com