A linha de crédito do Turismo de Portugal à tesouraria de microempresas do setor recebeu candidaturas de mais de duas mil empresas na última semana, num valor próximo de 20 milhões de euros de apoios, que corresponde a cerca de 3,7 milhões de euros de incentivo.
“Mais de 2.000 empresas candidataram-se à ‘Linha de Apoio à Tesouraria para Microempresas do Turismo’, com um valor próximo dos 20 milhões de euros. Destas candidaturas, o Turismo de Portugal já concedeu 3,7 milhões de euros de incentivo. Esta foi uma das medidas implementadas pelo Turismo de Portugal no âmbito do programa ‘Turismo#PorTodos’, para apoiar o setor e minimizar os impactos da redução da atividade turística durante a situação extraordinária que o país atravessa”, explica um comunicado do Turismo de Portugal (TP).
O mesmo documento acrescenta que “as microempresas que solicitaram este apoio são de áreas tão diversas como restauração e bebidas (32%), alojamento local (24%), animação turística e organização de eventos (19%), agências de viagens (18%), empreendimentos turísticos (6%) e ‘rent-a-car’ (1%)”.
“Com uma dotação de 60 milhões de euros, podem candidatar-se a esta linha de apoio as empresas e empresários em nome individual, com menos de dez postos de trabalho e cujo volume de negócios anual ou balanço total anual não exceda os dois milhões de euros, com atividade em território nacional e certificação PME [Pequena e Média Empresa]”, adianta o referido comunicado.
Segundo o TP, “o apoio financeiro é calculado tendo em conta o número de trabalhadores existente na empresa em fevereiro de 2020, multiplicado por 750 euros por cada trabalhador e pelo período de três meses, até ao montante máximo de 20 mil euros por empresa”.
“Este apoio não vence juros e é reembolsado no prazo de três anos, incluindo um período de carência de 12 meses. As candidaturas são submetidas através de formulário a preencher no ‘Portal Business’ do Turismo de Portugal”, esclarece a nota em apreço.
O TP adianta que em relação a novas linhas de financiamento, “as empresas do setor têm agora também à disposição três novas linhas, com uma dotação de 1.700 milhões de euros, criadas pelo Governo para minimizar os impactos provocados pela pandemia Covid-19”.
“Podem candidatar-se microempresas, PME, ‘Small MidCap’ e ‘MidCap’, com comprovada situação líquida positiva no último balanço aprovado, situação líquida negativa e regularização em balanço intercalar aprovado até à data da operação, ou independentemente da respetiva situação líquida, iniciado atividade há menos de 12 meses contados desde a data da candidatura”, explicam os responsáveis do TP.
A ‘Linha de Apoio a Empresas do Turismo (incluindo empreendimentos turísticos e alojamento para turistas) tem uma dotação de 900 milhões de euros«.
Por seu turno, a ‘Linha de Apoio a Empresas de Restauração e Similares’ conta com uma dotação de 600 milhões de euros.
Por fim, a ‘Linha de Apoio a Agências de Viagens, Animação Turística, Organização de Eventos e Similares’ conta com uma dotação de 200 milhões de euros.
“Na área do apoio ao empresário e ao cliente, o Turismo de Portugal reforçou a sua capacidade de resposta contando com centro de atendimento especializado que deu resposta, em primeira linha, a mais de 3.000 contactos; serviço de consultoria especializada aos empresários, que respondeu a mais de 1.800 pedidos de informação nas duas últimas semanas; programa de consultoria ‘online’ para empresas, desenvolvido pelas escolas do Turismo de Portugal e que envolve cerca de 100 pessoas (entre coordenadores e formadores especialistas), procurando garantir resposta a todas as solicitações em menos de 24 horas”, reforça o comunicado em questão.
De acordo com o TP, “nas primeiras duas semanas de funcionamento, este serviço já recebeu cerca de 300 pedidos de apoio, na sua maioria das áreas da animação turística (23%), restauração (20%) e alojamento local (16%)”.
“O tipo de apoio solicitado direciona-se principalmente para as áreas de promoção, ‘marketing’ e vendas (26%), soluções criativas de apoio à sustentabilidade (23%) e gestão operacional em turismo (13%) e alojamento (11%). As empresas podem continuar a aceder a este programa nos portais do Turismo de Portugal e das escolas do Turismo de Portugal, do preenchimento do formulário ‘online’ ‘Suporte’ Online’|Empresas de Turismo’ ou através do endereço escolasonline@turismodeportugal.pt”, esclarece o comunicado.
O Turismo de Portugal garante ainda que “reforçou a monitorização dos principais mercados emissores para Portugal, mobilizando as sua equipas no estrangeiro e disponibilizando diariamente no ‘TravelBI’ informação sobre a dinâmica dos mercados e, ainda, ‘researchs’ sobre os impactos da pandemia Covid-19 no setor”, acrescentando que “‘Turismo#PorTodos’ é também uma mensagem de esperança na retoma de um setor que tanto tem contribuído para a economia nacional e que mostra agora a sua resiliência”.
“Foi neste sentido que o Turismo de Portugal criou o vídeo ‘#CantSkipHope’, que já foi visto por mais de dois milhões de pessoas em 14 mercados”, conclui o mesmo comunicado.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com