O atual momento que vivemos, o Covid-19, veio reforçar a necessidade das organizações serem ágeis e flexíveis, mas também de serem capazes de aguentar tempos de incerteza e de grande impacto nas suas atividades e volume de negócios. Para isso a tecnologia e a capacidade de “digitalizar” parte do negócio e das operações, assume-se como um fator chave que muitas vezes pode ser crítico e ditar a sobrevivência ou não da organização.

O tema da transformação digital não é algo novo, muito pelo contrário. A diferença face a anteriores momentos, é que a cada ano que passa o mundo move-se cada vez mais rápido e cada vez com mais incerteza.

Nos anos 80, com o crescimento dos computadores pessoais, as organizações começaram as suas jornadas digitais, através da digitalização de produtos e serviços com o objetivo de reduzir custos. Mas isto também é verdade nos anos 90 e a partir do ano 2000. As organizações começaram a computorizar os seus processos há mais de 30 anos e implementaram atividades digitais na organização. Desde os canais digitais aos websites, as organizações estão cada vez mais ligadas aos seus clientes.

Com o crescimento das ambições e necessidades, começaram a ter equipas digitais dedicadas para gerir os canais sociais e móveis. Isto permitiu às organizações utilizar estes dados nas suas atividades e interações. Ligaram clientes, fornecedores e outros stakeholders e consciencializaram-se que operam em redes digitais.

Para fazerem um melhor uso dos dados, conectaram os seus processos e dispositivos a redes. Verificando o potencial da conectividade as organizações focaram-se em plataformas digitais ligando todo o seu ecossistema de negócio em alternativa a usarem parceiros para o fazer. Começaram uma nova era de experimentar novas formas de fazer negócio através do digital, usar os dados de forma mais eficiente, criar uma grande agilidade organizacional e reter o talento.

Fazer este caminho digital não é fácil, pois quase todos os estudos realizados que perguntam se foi um sucesso a transformação digital de uma organização, o número mágico do sucesso ronda os 30%.

Um inquérito feito em 2019 pela “Harvard Business Review” a CEO e Executivos Séniores das organizações veio mostrar que o risco da transformação digital da organização é uma das principais preocupações e em muitos casos a primeira preocupação para os CEO. Mas também veio mostrar que os 70% de insucessos em projetos ou programas de transformação digital representam 900 biliões de dólares de dólares que vão para o lixo.

Grande parte deste insucesso, deve-se à falta de um mindset para a mudança dentro da organização. A cultura organizacional não foi tida em consideração e a magnitude dos projetos tornou visíveis carências e dificuldades das organizações em vez de ultrapassá-las ou mitigá-las.

A transformação digital é a chave para o sucesso de uma organização e isso só é possível através de um enorme alinhamento organizacional, usando técnicas inovadoras de envolvimento dos colaboradores como design thinking, assim como a adoção de tecnologia em escala.

Para potenciar o sucesso da transformação digital da sua organização, pense e planeie em grande, execute por passos, considere a cultura organizacional e todos os stakeholders envolvidos, sejam eles os colaboradores, os clientes, os fornecedores, sejam todas as outras entidades que direta ou indiretamente serão impactadas pela sua transformação.