A Agência Espacial Europeia (ESA – sigla em inglês) assinou a renovação por mais um ano com a fabricante de aviões Airbus para a continuação da operação e utilização dos componentes europeus na Estação Espacial Internacional (ISS – sigla em inglês), pelo valor de aproximadamente 16 milhões de euros.
O acordo é especialmente importante, tendo em conta as investigações feitas pelos astronautas presentes na ISS, a fim de assegurarem a fiabilidade de todos os sistemas presentes.
A equipa internacional liderada pela ESA tem a responsabilidade de assegurar o normal funcionamento dos sistemas de suporte de vida, abastecimento de água, sistemas de controlo de voo, equipamento laboratorial e payloads experimentais a bordo do módulo europeu ‘Columbus’.
O acordo entre a ESA e a Airbus será válido até ao final de 2020 e inclui os seguintes pacotes de serviços – apoio durante as operações (preparar/conduzir as experiências e providenciar suporte de engenharia), preparar as missões da ISS, manter/reparar e desenvolver sistemas, e por fim, manter e desenvolver software).
A Airbus coopera desde 2004 com a ISS e foi, inclusivamente, responsável pelo desenvolvimento e construção do laboratório ‘Columbus’.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com