[weglot_switcher]

Portugueses já não precisam de fornecer dados pessoais na Galiza

A evolução da situação epidemiológica em Portugal levou a Xunta da Galiza a decidir retirar o país da lista que exigia o registo dos viajantes à chegada a esta comunidade autónoma.
  • Mariscal/EPA via Lusa
5 Agosto 2020, 16h13

Os portugueses já não precisam de fazer o registo obrigatório quando chegam à Galiza. A decisão foi tomada hoje pelas autoridades de saúde galegas.

“Em relação às mudanças internacionais, importa destacar a exclusão de Portugal, pelo que as pessoas procedentes do país vizinho já não estão obrigadas a proporcionar os seus dados de contactos”, segundo o comunicado do Governo regional. Portugal é o único país a sair desta lista.

Apesar da circulação entre Portugal e a Galiza nunca ter estado interdita, os viajantes com origem neste lado da fronteira, residentes na comunidade ou não, tinha de preencher um formulário 24 horas depois de terem chegado à região.

A nível nacional, os viajantes com origem a Madrid passam a ter de se registar, enquanto os da Rioja deixam de ter essa obrigação. Na lista continuam Aragão, Catalunha, Navarra e o País Basco.

A atualização hoje anunciada deve-se “à evolução da situação epidemiológica verificada nas diferentes comunidades autónomas como noutros países”.

A Xunta da Galiza aponta que a região é a “terceira comunidade autónoma com menor incidência acumulada nos últimos 14 dias”, apontando que isto deve-se à coordenação das autoridades sanitárias.

A 28 de julho, o governo regional galego colocou Portugal na lista de registos obrigatórios à chegada à região, a par de vários países europeus, africanos, asiáticos, americanos e também cinco comunidades autónomas de Espanha.

A medida era válida para todos os “países e territórios cuja incidência acumulada de casos de Covid-19 por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias é 3,5 vezes superior à registada na comunidade autónoma da Galiza” registados a 23 de julho.

 

Covid-19. Galiza coloca Portugal entre os países de maior risco

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.