[weglot_switcher]

Portugal ultrapassa barreira dos 2 milhões de testes ao coronavírus

Durante o mês de agosto foram realizados, em média, 13.700 testes por dia. “Estamos mais preparados e conseguimos, por isso, preparar-nos melhor”, disse esta segunda-feira o secretário de Estado da Saúde, António Lacerda de Sales.
  • Lusa
31 Agosto 2020, 15h10

Portugal ultrapassou a barreira dos 2 milhões de testes ao novo coronavírus realizados no país, registando-se uma média de 13.700 testes diários durante o mês de agosto, anunciou esta segunda-feira o secretário de Estado da Saúde.

António Lacerda de Sales disse que se tivesse de escolher uma palavra para definir a fase epidemiológica em que o país se encontra seria “preparação”, nomeadamente em termos de recursos humanos, uma vez que, desde o início da pandemia, foram contratados mais 4.500 profissionais de saúde. “Estamos mais preparados e conseguimos, por isso, preparar-nos melhor”, referiu o governante, em conferência de imprensa.

O investimento na testagem ao SARS-CoV-2, na ordem dos 8,4 milhões de euros, está previsto no Programa de Estabilização Económica e Social (PEES). O objetivo do Governo, através da expansão da capacidade laboratorial, é o de duplicar a capacidade de 10 mil testes por dia para os 22 mil.

“Há vários meses que nos sentamos nesta mesa para fazer o ponto de situação da Covid-19 no nosso país. Começámos no final do inverno, passámos a primavera e estamos a concluir o verão. Creio que o que todos gostaríamos era de ter nesta fase todas as respostas, mas a verdade é que continuamos a percorrer um caminho que é tão longo que, às vezes, nos faz esquecer o ponto de partida”, começou por dizer António Lacerda de Sales aos jornalistas.

Portugal contabiliza, desde o início da pandemia, um total de 58.012 casos confirmados de Covid-19. Há a registar mais 244  infeções nas últimas 24 horas, de acordo com o boletim epidemiológico da DGS. O número de vítimas mortais pelo novo coronavírus aumentou para 1.822, registando-se mais óbitos desde ontem – todos na região de Lisboa e Vale do Tejo.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.