As 36 carruagens compradas em Espanha que contêm amianto vão ser descontaminadas até dezembro, garante a CP, segundo disse hoje o ministro das Infraestruturas.
“Desde a compra à RENFE, a existência de amianto em algumas das carruagens foi assumida pela CP. Das 36, neste momento já estão 12 sem amianto e com certificado, 2 em fase de descontaminação e as 36 ficarão limpas até dezembro”, escreveu hoje Pedro Nuno Santos nas redes sociais, citando um esclarecimento da CP, empresa sob a sua tutela.
“A empresa que está a realizar esse trabalho de descontaminação é certificada e autorizada pela ACT. A descontaminação está a ser efetuada em área perfeitamente segregada da Oficina de Reparação de Material Circulante e todas as carruagens são previamente confinadas”, acrescenta.
“Por cada carruagem, após descontaminação, é emitido: – um relatório de medição da concentração de fibras em suspensão no ar por um Laboratório Especializado no controle de Fibras; – certificado livre de amianto por carruagem pela empresa responsável pela descontaminação”, de acordo com a empresa pública.
O jornal galego “La Voz de Galicia” avançou esta semana que as 36 carruagens da série 2000, conhecidas por Arco, que a CP comprou à espanhola RENFE por 1,65 milhões de euros precisamente por conterem amianto.
Já a Renfe disse à Lusa que uma das condições do contrato de compra e venda das carruagens era a remoção do amianto, a ser efetuado em Portugal.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com