[weglot_switcher]

CP: 36 carruagens compradas em Espanha com amianto vão ser descontaminadas até dezembro

O ministro das Infraestruturas comunicou hoje que 12 carruagens já foram descontaminadas e que as restantes vão ser descontaminadas nos próximos meses.
Pedro Nuno Santos
16 Setembro 2020, 10h49

As 36 carruagens compradas em Espanha que contêm amianto vão ser descontaminadas até dezembro, garante a CP, segundo disse hoje o ministro das Infraestruturas.

“Desde a compra à RENFE, a existência de amianto em algumas das carruagens foi assumida pela CP. Das 36, neste momento já estão 12 sem amianto e com certificado, 2 em fase de descontaminação e as 36 ficarão limpas até dezembro”, escreveu hoje Pedro Nuno Santos nas redes sociais, citando um esclarecimento da CP, empresa sob a sua tutela.

“A empresa que está a realizar esse trabalho de descontaminação é certificada e autorizada pela ACT. A descontaminação está a ser efetuada em área perfeitamente segregada da Oficina de Reparação de Material Circulante e todas as carruagens são previamente confinadas”, acrescenta.

“Por cada carruagem, após descontaminação, é emitido: – um relatório de medição da concentração de fibras em suspensão no ar por um Laboratório Especializado no controle de Fibras; – certificado livre de amianto por carruagem pela empresa responsável pela descontaminação”, de acordo com a empresa pública.

O jornal galego “La Voz de Galicia” avançou esta semana que as 36 carruagens da série 2000, conhecidas por Arco, que a CP comprou à espanhola RENFE por 1,65 milhões de euros precisamente por conterem amianto.

Já a Renfe disse à Lusa que uma das condições do contrato de compra e venda das carruagens era a remoção do amianto, a ser efetuado em Portugal.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.