[weglot_switcher]

SL Benfica perdeu 37,4 milhões por falhar ‘Champions’. Quanto pode ganhar na Liga Europa?

‘Águias’ deixaram de ganhar um valor mínimo de 37,4 milhões de euros com a eliminação da Liga dos Campeões. Segue-se a Liga Europa mas, mesmo na melhor perspetiva, a conquista da prova daria para pagar o passe futebolístico do extremo Everton.
16 Setembro 2020, 12h56

Com a derrota deste terça-feira em Salónica, frente ao PAOK, o SL Benfica viu esfumar-se o mais importante objetivo da época do ponto de vista financeiro. Devido ao investimento no plantel (80 milhões de euros: o mais elevado de sempre da história do clube) a eliminação da ‘Champions’ poderá ser um duro golpe para as finanças dos ‘encarnados’.

Apesar do SL Benfica não ser um dos candidatos a vencer a Liga dos Campeões, financeiramente a participação na maior competição de clubes da Europa permitiria um encaixe financeiro significativo, especialmente tendo em conta a dimensão dos clubes portugueses.

O acesso direto à fase de grupos garantiria 15,25 milhões de euros e, por cada jogo, os clubes podem encaixar quantias monetárias significativas em caso de vitória (2,7 milhões de euros) ou empate (900 mil euros). A estes valores acresce 1,1 milhões de euros por cada lugar no ranking dos 32 participantes da ‘Champions’, que poderia valer aos ‘encarnados’ um prémio mínimo 37,4 milhões de euros, avança a imprensa desportiva nacional.

Quanto pode valer a Liga Europa?

A derrota frente ao PAOK coloca os ‘encarnados’ diretamente na fase de grupos da Liga Europa, onde vão receber 2,92 milhões de euros. Por cada vitória o clube treinado por Jorge Jesus receberá 570 mil euros, e por cada empate 190 mil euros. Uma diferença significativa em relação à Liga dos Campeões.

Se o SL Benfica garantir o primeiro lugar no grupo da Liga Europa, receberá um milhão de euros, caso fique na segunda posição a quantia desce para metade, 500 mil euros. Depois de uma eventual qualificação para as rondas a eliminar, a primeira ronda de 32 equipas dá ao vencedor 500 mil euros, seguem-se os oitavos de final onde uma vitória garante 1,1 milhão de euros.

Caso a campanha se mantenha vitoriosa e os encarnados cheguem aos quartos de final, uma vitória rende 1,5 milhões de euros. A meia-final da Liga Europa premeia a equipa que sair vitoriosa com 2,4 milhões de euros e, obviamente, o acesso à final. No derradeiro jogo da competição, a equipa vencedora encaixa 8,5 milhões de euros, enquanto a vencida recebe 4,5 milhões de euros.

Na melhor perspetiva, assumindo que o SL Benfica possa vencer todos os jogos da fase de grupos (seis vitórias a 570 mil euros por cada vitória), e ganhar a prova, os cofres das ‘águias’ iriam arrecadar 19,62 milhões de euros.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.