Os concursos de obras públicas promovidos em Portugal até ao final de outubro atingiram um montante de global de 4.160 milhões de euros, “valor que traduz um crescimento de 18% em termos homólogos, ultrapassando já o total apurado para o ano de 2019, tratando-se mesmo do valor mais elevado registado desde o início desta série, em 2010”, de acordo com o ‘Barómetro de Obras Públicas’ da responsabilidade da AICCOPN – Associação dos Industriais da Construção Civil e das Obras Públicas.
No entanto, segundo esse documento, “no que diz respeito ao volume de contratos de empreitadas no âmbito de concursos públicos celebrados e objeto de reporte no Portal Base até ao final de outubro, regista-se um total de 1.716 milhões de euros, menos 2% em termos homólogos”.
“De igual modo, ao nível dos contratos de empreitadas celebrados em resultado de ajustes diretos e consultas prévias, que totalizam 395 milhões de euros, observa-se uma variação de menos 5% em termos homólogos. Considerando, ainda, os contratos celebrados sob as restantes modalidades de contratação, que representam 251 milhões de euros neste período, o total de empreitadas de obras públicas objeto de celebração de contrato e registo no Portal Base até final de outubro, foi de 2.363 milhões de euros, mais 3% que o verificado em 2019”, salientam os responsáveis da AICCOPN.
Assim, “o volume dos contratos celebrados, em resultado de uma evolução menos expressiva, situa-se 43% abaixo nível dos concursos promovidos”, conclui o barómetro em causa.
Taguspark
Ed. Tecnologia IV
Av. Prof. Dr. Cavaco Silva, 71
2740-257 Porto Salvo
online@medianove.com