A Bolsa de Nova Iorque fechou a última sessão do mês de novembro em queda. Mas o Dow Jones subiu 11,8% em novembro o que não acontecia desde 1987.
Wall Street encerrou a segunda-feira com o Dow Jones a cair -0,91% para 29.638,6 pontos; o S&P 500 recuou -0,51% para 3.619,8 pontos; e o Nasdaq caiu -0,06% para 12.98,7 pontos.
É claro que as perdas do Dow Jones, perto de 1%, não são suficientes para obscurecer aquele que pode ser o seu melhor mês desde 1987.
Os índices recuaram depois de a Reuters noticiar que a administração de Donald Trump, antes de entregar o poder a Joe Biden, está a considerar colocar a SMIC, a líder chinesa na fabricação de chips, na lista negra.
Os investidores apostam nas ações da Moderna, que sobe mais de 17% depois de ter confirmada a eficácia de 94,1% de sua vacina contra a Covid. Conforme anunciado nesta segunda-feira, a empresa de biotecnologia Moderna Therapeutics pedirá luz verde para o seu uso de emergência tanto nos Estados Unidos como na Europa.
O grupo segue, assim, os passos da também americana Pfizer, que há poucos dias solicitou autorização da FDA para a distribuição da sua vacina. No caso europeu, é preciso lembrar que o Velho Continente comprou 160 milhões de doses há apenas uma semana, que agora deve aprovar para serem distribuídas.
Do lado dos negócios, destacam-se as fortes quedas de Nikola. A fabricante de camiões elétricos tomba mais de 25% depois de a General Motors ter modificado o acordo alcançado em setembro passado e ter recuado na decisão de ter uma participação acionista.
A S&P Global e a IHS Markit também foram notícia depois que se soube que a primeira estaria interessada em adquirir a segunda por 44 mil milhões de dólares.
Hoje o petróleo esteve em queda. O crude West Texas recuou 0,77% para 45,18 dólares o barril.
Os mercados petrolíferos mundiais esperam que OPEP e Rússia concordem, na segunda e terça-feira, em adiar o aumento da oferta de petróleo, prevista para janeiro, devido ao abrandamento do consumo provocado pela segunda vaga da covid-19.
Angola foi hoje eleita para a presidência rotativa da conferência de ministros da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) em 2021, em substituição da Argélia.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com