Um dos principais Bancos Centrais, o Banco do Canadá, tinha como previsão não aumentar as taxas de juro antes de 2023; no entanto, no seu último relatório de 21 de abril, indicou que não esperaria aumentar as taxas de juro antes do segundo semestre de 2022.
A 12 de maio confirma-se o que os mercados já esperavam: a inflação do IPC nos EUA sobe 4,2%.
Porque é que os grandes investidores diversificam?
Analisando o passado dos mercados financeiros, entendemos que existem períodos com enorme volatilidade devido a determinados eventos. Temos, por exemplo, em 2008 a crise do subprime, onde as ações foram dos ativos que mais desvalorizam. Em 2018, tivemos as tensões entre a China e os EUA, onde as empresas tecnológicas sofreram com o acumular das tensões e, mais recentemente, a crise originada pela Covid-19, onde o mercado de ações voltou a entrar em recessão (com uma desvalorização superior a 20%).
Por estes motivos, os grandes investidores escolhem ter um portfólio diversificado para estarem preparados para todos os eventos futuros.
Nas últimas semanas fazia-se sentir o aumento da inflação em algumas matérias-primas, que atingiram os máximos de 2011, altura em que a inflação esteve em torno dos 3.14%. A inflação tem um impacto negativo na avaliação das empresas, daí ser um dado muito importante quando se fala em investimentos.
Leia também o nosso completo guia do investidor sobre a inflação e como pode impactar o mercado de ações.
A estratégia abordada por Ray Dalio (The All Seasons), fundador da Bridgewater Associates em 1975, voltou a ser considerada uma vez que alguns analistas já estavam à espera que a inflação chegasse aos 3,6%. Como os dados foram superiores, a preocupação por parte dos investidores aumentou.
Tendo como base esta estratégia, as conclusões que podemos retirar dela são:
Em 2008, muitos fundos de investimento viram as suas portas fechar, enquanto que Ray Dalio teve um ganho de 17%.
O que acontece quando temos um portfólio de 50% de ações e 50% de obrigações?
Um portfólio com 50% de ações e 50% de obrigações não está equilibrado, pelo simples facto de que as ações têm 3x mais risco do que as obrigações – com isto, temos 95% de risco em ações. Daí os portfólios convencionais caírem entre 25% a 40% quando o mercado está no fundo.
Ao termos uma carteira diversificada deste tipo, esperamos que as ações e obrigações tenham uma boa performance e esperamos que os dois não vão no mesmo sentido quando ocorrer o próximo crash. Esta estratégia não tenta prever quando vai ocorrer a próxima crise, mas prepara-se assim para o pior.
Para testar várias estratégias de investimento, comece com a nossa conta de demonstração, gratuita.
Por que existem 4 estações?
Como nas estações do ano, nos mercados financeiros também existem 4 estações, ou por outras palavras, existem 4 dados macroeconómicos que levam a alterações nos preços dos ativos:
Neste sentido, devemos ter uma carteira de investimento diversificada e que esteja preparada para todas as possibilidades no futuro, uma vez que o futuro é incerto e difícil de prever.
Onde devo investir o meu dinheiro?
Seguindo então o pensamento e a filosofia de uma boa diversificação, seria: 30% em ações (por exemplo, um ETF que replique um índice), 15% em obrigações de médio/longo prazo e 40% em obrigações de longo prazo. Como as ações têm um risco superior, esta poderia ser em termos percentuais a melhor combinação.
Por outro lado, queremos estar a salvo quando a inflação bater à porta das ações e das obrigações. Conseguimos fazê-lo com uma base de 7,5% em ouro e 7,5% em matérias-primas. Deve haver ajustes na carteira de investimentos, por exemplo, quando um segmento valoriza deve vender e ajustar às percentagens iniciais.
Consulte o ETF que vai ao encontro do seu perfil de investidor.
Exemplos de ETFs a utilizar através da XTB:
Não conseguimos controlar se as empresas onde investimos vão valorizar no próximo mês, ou no próximo ano, sendo esse o motivo que torna este método um bom método de investimento para quem pretende ter uma carteira de investimentos segura e com bons resultados. Se pretender ter acesso a todos os nossos conteúdos premium, comece a sua conta de investimento de forma gratuita.
A X-Trade Brokers Dom Maklerski S.A. não se responsabiliza por decisões de investimento que se baseiam em informações contidas nestes conteúdos. Nenhuma da informação aqui contida deverá ser entendida como recomendação de investimento, garantia de lucro ou de risco significativamente menor. Os investimentos baseados no uso de produtos derivados com alavancagem financeira são, por natureza, especulativos e poderão resultar tanto em lucros como perdas significativas. Esteja ciente de que dados de desempenho anteriores não são um indicador fiável de desempenho futuro.
Este conteúdo patrocinado foi produzido em colaboração com a XTB.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com