[weglot_switcher]

Qual é o perfil do aluno à saída da escolaridade obrigatória?

As escolas e comunidades educativas portuguesas debatem esta segunda-feira, 15 de janeiro, o novo perfil do aluno, criado pelo governo.
15 Janeiro 2018, 07h00

Por um dia suspendam a rotina diária e organizem um momento para reflexão e trabalho em torno do “Perfil dos Alunos”. Este foi o desafio lançado pelo Ministério de Educação, em colaboração com a Federação Nacional de Associações de Estudantes dos Ensinos Básico e Secundário, às escolas de todos os níveis e ciclos de ensino. Esse dia é hoje, 15 de janeiro.

Na capital, uma conferência de âmbito nacional, a realizar na Fundação Champalimaud, subordinada ao tema contará com a intervenção do ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, e do presidente da Federação Nacional de Associações de Estudantes dos Ensinos Básico e Secundário. A Escola Secundária Dom Sancho II, de Elvas, estará ligada por videoconferência.

O “Perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória” foi elaborado por um grupo de trabalho liderado pelo antigo ministro da Educação Guilherme d’ Oliveira Martins. Segundo o preâmbulo do despacho de homologação, pretende ser a resposta do sistema educativo aos “desafios colocados pela sociedade contemporânea, para o qual devem convergir todas as aprendizagens, garantindo-se a intencionalidade educativa associada às diferentes opções de gestão do currículo.”

O “perfil do aluno” é “uma matriz comum para todas as escolas” e vertentes de ensino. Define os valores, as competências e os princípios que devem orientar a aprendizagem.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.