[weglot_switcher]

Banca empresta 475 milhões de euros e FdR injeta 429 milhões no Novo Banco

O contrato de financiamento da banca ao Fundo de Resolução é assinado esta sexta-feira depois do Governo ter aprovado a alteração ao acordo-quadro que obrigava o Estado a emprestar 850 milhões.
28 Maio 2021, 17h05

O contrato de financiamento de uma linha de 475 milhões de euros ao Fundo de Resolução (FdR) com vista a dotar este fundo de meios para cumprir a injeção no Novo Banco, acordada contratualmente, é assinado nesta sexta-feira, sabe o Jornal Económico. Depois de muitos avanços e recuos, os bancos esperaram pela autorização do Ministério das Finanças para assinar o contrato de financiamento.

A banca abre assim uma linha de crédito de 475 milhões para ser usada à medida das necessidades do Fundo de Resolução. O contrato de financiamento do sindicato bancário é composto por sete bancos (CGD, BCP, BPI, Santander, Montepio, EuroBic e Crédito Agrícola). Tal como o Jornal Económico avançou, aos 598,3 milhões de euros pedidos pelo Novo Banco face às necessidades de capital apuradas no fim de 2020, o Fundo de Resolução deduziu 147 milhões de euros por divergências com a desvalorização da sucursal em Espanha que já este ano foi acordada vender ao Abanca.

Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.