Na área comercial, as empresas estão a pedir candidatos com “experiência bem sucedida nas funções que vão desempenhar”. Além do domínio de uma segunda língua – inglês é a mais requerida -, bons conhecimentos de espanhol, francês ou alemão são uma interessante mais valia.
O estudo de tendências de mercado da empresa de recrutamento e executive search Michael Page, que o Jornal Económico está a divulgar, constata um crescimento nas oportunidades no marketing & sales, o que tem feito aumentar o poder de negociação dos candidatos.
Com os olhos na segurança e no desenvolvimento da carreira, os candidatos priorizam as oportunidades onde a componente fixa da remuneração é mais alta, em detrimento da componente variável. O carro da empresa é, no entanto, uma regalia não dispensável por um comercial.
O marketing digital começa a deixar de ser uma disciplina do marketing para vincar a sua posição autónoma, constata a Michael Page, assinalando que as empresas querem candidatos “que tenham domínio e conhecimentos técnicos”. Como estão num mercado imaturo, os candidatos que se iniciam no setor podem adquirir competências com relativa facilidade através de programas de educação e formação específica.
“O aumento de procura a que se assiste é proporcional à necessidade que as empresas sentem em transpor a sua presença no digital”, vinca o estudo. Para cargos mais séniores de Direção, o documento assinala “escassez de bons candidatos” e diferentes ofertas no que toca a salários, pacotes e benefícios”.
Estimativa salarial da Michael Page para 2018 nas diversas funções dos setores de Sales & Marketing:
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com