Existiram, pelo menos, cinco voos cancelados nesta manhã de terça-feira de Portugal para Alemanha. A designada “greve de zelo” dos pilotos levou a TAP Air Portugal a cancelar três ligações, duas para Frankfurt e uma para Munique.
A companhia aérea alemã Lufthansa cancelou também esta manhã duas ligações entre Portugal e a Alemanha. Ambos destinavam-se à cidade de Frankfurt, um saindo do aeroporto de Lisboa e outro do Porto. Há registo também do cancelamento de uma ligação entre Frankfurt e Lisboa.
De acordo com o painel de informações da ANA – Aeroportos de Portugal, disponível online, o próximo voo da TAP que não vai descolar do aeroporto Humberto Delgado é o das 12:00 (TP 19364) com destino ao Porto. No aeroporto Francisco Sá Carneiro, a viagem das 13:00, com destino a Lisboa, da mesma transportadora aérea (TP 1939), também não se vai realizar.
Além de Frankfurt, outras das cidades alemãs mais afetadas foram Munique, Colónia e Bremen. A Lufhtansa informou que iria cancelar 800 dos 1600 voos previstos para esta terça-feira. No território germânico, milhares de passageiros ficaram retidos nos aeroportos devido à greve destes trabalhadores e de outros da função pública em todo o país, numa forma de aumentar a pressão na luta salarial.
O sindicato dos trabalhadores alemão Verdi exige um aumento de 6% nos salários de 2,3 milhões dos seus funcionários públicos.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com