[weglot_switcher]

7 passos para descobrir se tem um livro valioso em casa

Do design à assinatura são vários os fatores que determinam o valor de uma obra antiga.
26 Maio 2018, 12h30

O especialista em livros antigos, Job Kwakman, e a leiloeira Catawiki destacaram os vários fatores que determinam o valor de um livro. É importante lembrar que “antigo” não significa necessariamente “raro”, afirmam os especialistas. Nisto, os livros são diferentes das antiguidades; a idade nem sempre implica raridade e valor.

Assim, deve ter em mente algumas informações para ficar a saber se o seu livro antigo é ou não valioso.

Importância

Se o seu livro foi, de alguma forma, historicamente influente é mais provável que seja valioso. Quer tenha sido um livro que mudou o curso da história, que revelou uma nova descoberta científica ou até mesmo um exemplar raro de banda desenhada.

Design

Os livros têm valor devido ao seu design. Por exemplo, capas de livros, ilustrações (originais) e iluminações feitas por artistas ou designers famosos.

Os primeiros

As primeiras edições, em especial, são muitas vezes as mais interessantes para os colecionadores.

Estado

Ao avaliar um livro, os especialistas consideram vários fatores: o estado da encadernação e da capa protetora amovível, a existência de manchas e se o texto e as ilustrações estão completos.

Assinatura

 De acordo com os especialistas, qualquer assinatura genuína do autor/ilustrador/editor irá valorizar o livro.

Proveniência

Os livros que pertenceram a celebridades também serão mais valiosos. No entanto, é importante que seja possível provar a proveniência para beneficiar do valor acrescido.

Raridade

Só porque uma determinada edição de um livro é rara, não quer dizer que o livro seja valioso, se ninguém o quiser comprar. Por isso, muitas vezes, apenas os livros raros e muito procurados se tornam valiosos.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.