[weglot_switcher]

Comissão Europeia oferece passes a 35 mil jovens para viajarem pela Europa

Através da iniciativa DiscoverEU, a Comissão vai atribuir os passes a jovens nascidos em 2004, que devem preencher um questionário com seis perguntas.
11 Outubro 2022, 17h47

A Comissão Europeia lançou esta terça-feira um convite para a apresentação de propostas relativas à iniciativa DiscoverEU, que vai atribuir passes ferroviários a 35 mil jovens para que estes possam explorar o continente europeu.

Os beneficiários vão receber um cartão de desconto que lhes dá mais de 40 mil possibilidades de desconto nos transportes públicos, na cultura, no alojamento, na alimentação, no desporto e noutros serviços disponíveis nos países elegíveis.

O convite destina-se a jovens nascidos entre 1 de janeiro e 31 de dezembro de 2004, com nacionalidade num dos países que fazem parte do programa ‘Erasmus+’ e vai estar disponível até às 12 horas do dia 25 de outubro. Para apresentar uma candidatura, basta aceder ao Portal Europeu da Juventude e responder a um questionário com cinco perguntas mais uma pergunta extra.

As viagens poderão realizar-se por um período máximo de 30 dias, entre 1 de março de 2023 e 29 de fevereiro de 2024.

Por ser este o Ano Europeu da Juventude, a Comissão Europeia oferece aos jovens “a possibilidade de alargar os seus horizontes, na construção de um mundo mais conectado e tolerante”, de acordo com a comissária da Inovação, Investigação, Cultura, Educação e Juventude, Mariya Gabriel.

“A iniciativa permite que os jovens, quando viajam, explorem a nossa diversidade, mas descubram também as muitas semelhanças”, acrescenta, citada no site da Comissão Europeia.

De referir que, desde que a iniciativa DiscoverEU foi criada, em junho de 2018, foram apresentadas quase 754 mil candidaturas para os 165 mil passes oferecidos. Para 66% dos jovens escolhidos, foi a primeira vez que saíram do seu país de origem.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.