[weglot_switcher]

Santo António, São João e São Pedro: saiba quais as melhores festas para celebrar os santos populares

Por todo o país e até nas ilhas ninguém dispensa as celebrações dos santos populares. Junho é o mês das festas populares e a “momondo”, motor de busca de viagens e hotéis ajuda-o a escolher os melhores lugares para festejar.
10 Junho 2018, 09h00

Santo António, São João e São Pedro vão colocar durante o mês de Junho o país em festa, pelos bairros típicos com muita sardinha, manjericos, e martelinhos, para além do tradicional fogo-de-artifício. A ”momondo”, motor de busca de viagens e hotéis mostra-lhe a forma de festejar por todo o país e ilhas.

Em Lisboa as principais festividades estão marcadas para a noite de 12 de junho com as ruas cheias de pessoas, com as marchas populares a concentrarem as atenções de milhares de populares. Alfama, Mouraria, Castelo, Bica, Santos, Alcântara e Alto do Pina são alguns dos bairros históricos mais procurados na capital.

No Porto festeja-se a 23 de Junho a noite de São João, na qual os foliões soltam os seus balões. A este espetáculo junta-se o fogo-de-artifício sob rio Douro. Ribeira e Cais de Gaia estão entre os locais mais desejados da noite. O São João é também festejado na Madeira, com o mote a ser dado nas marchas das Festas das Alturas no Funchal. Na ilha dos Açores, o foco das festas são na ilha Terceira, Faial, Flores e Santa Maria.

Por fim o São Pedro, protetor dos pescadores é celebrado em Sintra com diversas festividades gratuitas, tendo o ponto alto no Largo de São Pedro. Em Évora, a data assume honras de Dia da Cidade, na qual o São João também é comemorado nas celebrações que se desenrolam durante quase duas semanas. As Festas da Espada Preta e da Ribeira Brava homenageiam o São Pedro em Câmara de Lobos, Madeira e nos Açores é na ilha do Pico e em São Miguel que se espera mais animação.

Veja aqui todo o guia das festas dos santos populares.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.