Os novos e modernos sistemas de ignição sem chave nos automóveis já provocaram a morte a mais de 20 pessoas nos EUA. O motivo de acordo com o “New York Times” está relacionado com o envenenamento por monóxido de carbono, depois dos cidadãos deixarem os seus veículos nas garagens. Estes sistemas possibilitam, que os motoristas liguem e desliguem o veículo com um simples apertar de um botão. A chave do carro pode continuar dentro da mala, ou no bolso do casaco, mas da mesma forma que é fácil ligar um carro, também é fácil esquecer de o desligar.
Os veículos híbridos são os mais afetados por este sistema dado que o motor pode não estar a funcionar, quando o carro estiver estacionado pela primeira vez, mas irá ligar-se mais tarde, quando as baterias do mesmo estiverem descarregadas.
Para evitar que mais aconteçam “as fabricantes deste tipo de veículo devem começar a colocar alarmes sonoros, que possam ser ouvidos fora do carro, quando um motorista sai de um automóvel em movimento”, refere Jake Fisher, chefe de testes automáticos da revista “Consumer Reports”.
Contudo para estar em total segurança deve assegurar-se que o seu autómovel fica desligado de cada vez que o estaciona. Outra medida passa por colocar detetores de monóxido de carbono dentro de casa e não na garagem, onde provavelmente não podem ser ouvidos.
Taguspark
Ed. Tecnologia IV
Av. Prof. Dr. Cavaco Silva, 71
2740-257 Porto Salvo
online@medianove.com