São já conhecidas as empresas certificadas como Top Employers 2023. Entre a lista de distinguidas, está a farmacêutica multinacional Hovione, que se destaca entre as melhores em três das geografias em que opera e onde tem 90% dos colaboradores, nomeadamente em Portugal, onde emprega cerca de 1.500 pessoas. A empresa está também presente nos Estados Unidos, Macau, e na Irlanda.
A certificação, diz a empresa numa nota enviada às redações, “é um reconhecimento da vontade da Hovione em colocar as pessoas em primeiro lugar e validação que o investimento feito na excelência em Recursos Humanos (RH) está a compensar”.
“A estratégia de RH está centrada em atrair e reter os melhores para apoiar as ambições de crescimento do negócio”, refere a empresa no mesmo documento, acrescentado que a prioridade é “proporcionar aos colaboradores uma experiência de trabalho positiva e gratificante”.
O programa do Top Employers Institute certifica organizações com base nos resultados de um inquérito, que abrange seis áreas e 20 tópicos relacionados com a estratégia de RH, com o ambiente de trabalho, com as práticas de aquisição de talento, formação e outros critérios, como a diversidade, equidade e inclusão e bem estar.
“Receber esta certificação é uma grande motivação para toda a organização e em particular para a nossa equipa de RH que se tem concentrado em estabelecer as melhores práticas e em concretizar a estratégia. É a confirmação de que, como organização, estamos no caminho certo para fazer a diferença”, refere Ilda Ventura, vice-presidente para os Recursos Humanos e membro da Comissão Executiva da Hovione.
Por sua vez, Catarina Tendeiro, senior director dos RH para Portugal, sublinha que “é um motivo de orgulho sermos reconhecidos como um Top Employer”.
“Esforçamo-nos por ser um empregador de eleição através de salários competitivos, trabalho com significado e uma cultura empresarial atrativa (…) Nos últimos anos, aumentámos os níveis salariais e, mais recentemente, oferecemos um bónus especial para reduzir o impacto da inflação junto dos nossos colaboradores”, diz.
A Hovione investiga e desenvolve novos processos químicos e produz princípios ativos para a indústria farmacêutica mundial. A empresa emprega cerca de 2.100 pessoas em todo o mundo, das quais cerca de 1.500 em Portugal com uma fábrica em Loures e um centro de I&D no Lumiar.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com