Para facilitar a utilização por pessoas invisuais e amblíopes, o Cartão Universo adotou o padrão Touch Card da Mastercard, “com um entalhe na lateral direita que ajuda o consumidor a utilizar o cartão certo, da forma correcta, através apenas do toque”
Em comunicado as empresas anunciam que os clientes da Universo Sonae “passam a ter acesso a um cartão mais sustentável e inclusivo, lançado em parceria com a Mastercard”.
O cartão inclui, ainda, um verniz táctil sobre o logótipo, tornando-o mais fácil de reconhecer como cartão Universo, explicam as empresas em comunicado. Além disso, os novos cartões Universo são feitos de plástico reciclado e exibem o símbolo universal de reciclagem.
O Touch Card foi lançado pela Mastercard em 2021 com o objetivo de proporcionar aos mais de 2,2 mil milhões de pessoas invisuais em todo o mundo uma maior independência financeira.
“Os entalhes táteis simples e inovadores permitem que o titular do cartão identifique rapidamente o cartão de pagamento que está a utilizar com apenas um toque – arredondado para débito, quadrado para crédito e triangular para pré-pago”, revelam as empresas.
Carlos Braziel David, Chief Operating Officer da Universo Sonae, diz no comunicado que “este é mais um passo no nosso compromisso com a sustentabilidade e a inclusão de todos os clientes. Trabalhamos diariamente para fazer a diferença na vida das pessoas do ponto de vista das necessidades financeiras, não fechando os olhos aos grandes temas sociais e ambientais que nos preocupam a todos, e é por isso mesmo que procedemos a alterações na produção dos nossos cartões, lançando no mercado um cartão que oferece duas medidas extremamente relevantes e diferenciadoras que são mais inclusivas e mais ambientalmente positivas.”
Já Maria Antónia Saldanha, Country Manager da Mastercard em Portugal refere que “a inclusão e a sustentabilidade estão incorporadas no coração do nosso negócio, tal como a Universo. Uma em cada sete pessoas enfrentam algum tipo de incapacidade física, pelo que se torna fundamental conceber estes produtos para facilitarmos a acessibilidade e proporcionar igualdade de oportunidades para nos assegurarmos de que ninguém é deixado para trás”.
Por outro lado, acrescenta a gestora, “os consumidores estão, cada vez mais conscientes das suas próprias ações sobre o meio ambiente. De acordo com um estudo realizado pela Mastercard, 75% dos portugueses estão preocupados em reduzir a sua pegada de carbono. A nossa parceria com a Universo desempenhará um papel significativo na redução do impacto ambiental dos cartões, que passam agora a ser produzidos com materiais reciclados”.
Até o momento, mais de 330 instituições financeiras em mais de 83 países, em todo mundo, emitiram cartões Mastercard feitos de materiais reciclados, recicláveis e de origem biológica, anuncia a empresa.
A Mastercard criou também o primeiro diretório de fornecedores e materiais sustentáveis para cartões, de modo a tornar a escolha sustentável a opção preferencial de todas as instituições financeiras.
“A iniciativa representa um esforço plurianual para o lançamento do esquema de certificação global da Mastercard para cartões sustentáveis aprovados e baseia-se na Greener Payments Partnership (GPP), que foi criada para estabelecer as melhores práticas ambientais e reduzir o plástico PVC de primeira utilização na fabricação de cartões”, lê-se no comunicado.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com