1) Como definir metas financeiras e alcancá-las. Aponte os seus objetivos e como deseja alcancá-los. Esta será a sua força motriz por trás de tudo o que faz. Se quer economizar um milhão de euros a longo prazo comece por tentar poupar 100 mil euros a curto prazo. Este será o ponto de partida para nunca desistir.
2) Criar um orçamento pessoal. Avalie quanto paga por despesas fixas em cada mês e saiba quais as suas despesas variáveis. Subraia-as da sua renda e faça os ajustes necessários.
3) Planei o orçamento. Rastrear as finanças domésticas é fundamental. Se não sabe exatamente quanto dinheiro tem e quanto gasta dificilmente chegará a bom porto.
4) Viva um pouco abaixo das suas possibilidades. É hora de parar de tomar decisões com base no estilo de vida das pessoas que o rodeiam. A maioria dos milionários gasta apenas uma parte do dinheiro que tem e o restante é dedicado a investimentos.
5) Não acumule dívidas. Uma pessoa com dívidas paga juros muito mais altos do que recebe em qualquer aplicação financeira.Quanto maior a taxa de juros, maior vai ser a velocidade com que essa dívida vai crescer.
6) Escolha um carro usado. Optar por um carro usado vai poupar-lhe muito a longo prazo: o pagamento mensal, caso peça empréstimo, será substancialmente mais baixo.
7) Não use cartões de crédito. Muitas são as pessoas que ao longo do tempo vão acumulando dívidas com o uso do cartão de crédito e, consequentemente, vão acumulando juros. Uma solução para este problema é pagar a dívida na totalidade, o mais rápido possível, porque serão cobrados menos juros e no fim o custo será muito menor.
8) Fundo de Emergência. Um fundo de emergência consiste numa quantia de dinheiro que é colocada de parte, para fazer face às vicissitudes da vida com impacto financeiro, tais como despesas inesperadas, desemprego, doença, fraude, divórcio, entre outras. Não é propriamente um investimento mas sim uma espécie de seguro pessoal contra imprevistos. Um fundo de emergência deverá ter um valor de entre 6 a 12 vezes o montante das suas despesas mensais habituais.
9) Faça a gestão das suas finanças pessoais. Seja criativo e encontre uma maneira de ganhar dinheiro extra, através de um part time, por exemplo, ou uma boa ideia de negócio. Coloque-o para pagar dívidas, fundos de emergência ou poupar para a reforma. Seja o que for que faça, não aumente o seu estilo de vida só porque tem mais dinheiro.
10) Investir. Os mercados accionistas são os que mais rendem no longo prazo, mostram vários estudos académicos. Apesar de as acções serem as líderes dos ganhos de longo prazo, os investidores devem proteger-se da volatilidade do mercado. Os especialistas dizem que a melhor forma está em dividir o património por vários produtos diferentes. Deste modo, convém deslocar parte do portefólio para outras classes de activos.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com