O Lonely Planet diz que esta lista é para os ambiciosos, para os viajantes famintos de experiências únicas em bairros com caráter, antes deles se tornarem demasiado grandes. Se é uma destas pessoas, difícil vai ser escolher que voo apanhar.
Bairro San Frediano, Florença, Itália
A sul do rio Arno, o bairro San Frediano, levou uma nova vida à área de Oltrarno. Conhecido pelos seus artesãos, este pitoresco bairro de ruas estreitas e pequenas calçadas, é para o Lonely Planet, o bairro mais cool de todos.
Seongsu-dong, Seul
Conhecido como a Brooklyn de Seul, este bairro transformou espaços, armazéns e fábricas abandonadas, em espaços renovados, cafés, restaurantes, galerias e lojas alternativas. Se passear pelo bairro durante o dia de trabalho, provavelmente vai sentir o cheiro da tinta das impressoras, a ritmo acelerado, diz o Lonely Planet, numa clara metáfora à vida industrial que ali se vive. É assim o segundo bairro mais cool do momento.
O Triângulo, Lisboa
O terceiro bairro mais cool do mundo é português, e na verdade são três: Bairro Alto, Santos e São Bento. A zona a que o Lonely Planet deu o nome de “O Triângulo”, é um cluster unido por três ruas, por onde passa o icónico 28. Porquê o mais cool? “: “as rendas baixas nestas zonas têm atraído uma nova geração de criativos e empreendedores, que estão a direcionar empresários para edifícios cobertos de azulejos nas ruas Poço dos Negros, São Bento e Poiais de São Bento e instalando lojas lado a lado com antigos e empoeirados vendedores e restaurantes familiares”. Tudo isto em conjunto com o caráter e a ausência de multidões de turistas fazem desta triângulo, o terceiro bairro mais cool do mundo, a não perder.
Vesterbro, Copenhaga
Tem uma história colorida, é cada vez mais popular, e já está habituado à fama de bairro mais ‘hip’ de Copenhaga. Situado na área por excelência da arte urbana, o vibrante Vesterbro, abunda em lojas alternativas, mercados de rua, restaurantes e bares. Visite o bairro com fome e sede, aconselha o Lonely Planet, porque depois vai saber-lhe ainda melhor.
Business Bay, Dubai
O nome não é tão atrativo quanto o bairro, garante o Lonely Planet, que conta que, depois da crise financeira de 2008, este bairro mudou de vida e reinventou-se como destino de lazer, à beira-mar. Tem o deslumbrante centro do Dubai a Norte, é atravessado pelo Canal do Dubai, e tem um passeio marítimo com 12 quilómetros de extensão.
Damansara Heights, Kuala Lumpur
Bangsar pode ser mais conhecido, mas este subúrbio da parte ocidental da cidade é que tem o buzz. O bairro está todo revitalizado, repleto de restaurantes e lojas cosmopolitas, mas para os especialistas da Lonely Planet mantém a personalidade.
Sunset Park, Nova Iorque
Situado numa das colinas mais altas do Brooklyn, é apontado como um dos bairros mais excitantes da cidade. Oferece aos locais, e aos que o visitam , uma vista incrível sobre a baixa de Manhattan, a melhor companhia para as noites de verão. Com uma mistura inebriante de culturas, tradições, mercados de arte comércio alternativo, este bairro, está definitivamente no radar.
Botafogo, Rio de Janeiro
Rendas baixas e uma excelente rede de transportes e acessos ajudaram a levar mais vida ao Botafogo. Aquele que é agora considerado o bairro 'mais quente' do Rio, tem a mistura certa: jovens chefs talentosos, empresários e criativos, uma vida noturna vibrante, acompanhada de novos conceitos e espaços polivalentes muito 'funky' escreve o guia turístico.
Frelard, Seattle
Situado entre dois bairros populares de Seattle, O Frelard tem vindo a crescer como comunidade. Quem visita este bairro vai deliciar-se com a opção de bares, restaurantes, cervejarias. Provavelmente o lugar perfeito para estar e aproveitar, além das principais atrações turísticas de Seattle.
Tooting, Londres
A sul de Londres está este bairro soberbo, que cresceu, mas que nunca neste caminho, perdeu os seus graciosos encantos. Tooting, encostado a Wimbledon, Earlsfield e Balham, é para o Lonely Planet, o mais cativante, no seu multiculturalismo e originalidade.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com