103 golos. Não se via um ataque assim há 55 anos

Bruno Lage terminou o campeonato com tantos golos marcados em 19 jogos (72 golos) como o Sporting CP em 34 partidas e menos dois tentos do que o FC Porto em 34 jornadas.

Octávio Passos/ Lusa

O SL Benfica conquistou a I Liga de futebol com um registo de 103 golos marcados, igualando um recorde com 55 anos, quando o clube da Luz terminou o campeonato com o mesmo registo de golos. De resto, o recorde de golos marcados num campeonato, continua a pertencer ao Sporting CP que na temporada de 1946/47 marcou 123 golos em 26 jornadas (com Eusébio como grande protagonista).

Bruno Lage, o treinador que levou o SL Benfica ao 37º título, pode ser considerado o grande obreiro de uma equipa virada para o ataque. A 3 de janeiro deste ano, quando assumiu o comando da equipa, o SL Benfica tinha com Rui Vitória um registo de 31 golos marcados e 15 tentos sofridos em 15 jogos onde foram conseguidas 10 vitórias, dois empates e três derrotas.

A 6 de janeiro, o SL Benfica estreava o treinador Bruno Lage num jogo no Estádio da Luz frente ao Rio Ave. O triunfo por 4-2 iria dar inicio a uma caminhada que levaria os ‘encarnados’ ao título e a igual um recorde com 55 anos. A 18 de maio, o SL Benfica terminaria o campeonato com 103 golos marcados e 31 tentos sofridos, sendo que a era Lage contribuiu com um registo avassalador de 72 golos marcados (16 sofridos) num registo de 18 vitórias, um empate e zero derrotas.

Assim, o SL Benfica, só na era de Bruno Lage, terminou o campeonato com tantos golos marcados em 19 jogos como o Sporting CP em 34 partidas e menos dois tentos do que o FC Porto em 34 jornadas (terminou a Liga com 74 golos marcados).

A última vez que uma equipa da I Liga se sagrou campeã depois de mudar de treinador na mesma temporada foi em 1999/2000 quando Augusto Inácio quebrou o jejum de 18 anos no Sporting CP. Dezanove anos depois, o SL Benfica foi campeão depois de uma ‘chicotada psicológica’.

 

 

Ler mais
Relacionadas

De Félix a Ferro. Em cinco meses, Bruno Lage ‘injetou’ 35 milhões de euros no plantel do SL Benfica

Chegou em janeiro com o SL Benfica em 4º lugar e a sete pontos do líder e campeão em título, FC Porto. Cinco meses depois, e com a conquista do 37º título, estes são os cinco jogadores que mais beneficiaram com a chegada de Bruno Lage.

‘Encarnados’ recebidos segunda-feira na câmara de Lisboa

“Os novos campeões nacionais serão recebidos nos Paços do Concelho, segunda-feira, 20 de maio, às 18:00’, informou o município.

Benfica é campeão e já há contas para o dinheiro da Champions

Precisava apenas de um empate, mas ganhou. O F.C. Porto também , mas de pouco lhe valeu. O acesso direto à Champions pode valer aos novos campeões mais de 40 milhões de euros.
Recomendadas

Sporting rescinde protocolos com claques Juventude Leonina e Diretivo Ultras XXI

Decisão foi tomada “em virtude da escalada de violência que ontem [sábado] culminou com tentativas de agressões físicas a dirigentes e outros adeptos”, durante a vitória no futsal frente ao Leões de Porto Salvo (6-1), no Pavilhão João Rocha, explica a direção do clube.

PremiumTecnologia. Como as criptomoedas estão a chegar ao futebol

As transações em moedas digitais já são uma realidade no mundo desportivo. Os portugueses Nuno Correia, César Carvalho e Hélder Silva lideram projetos inovadores e acreditam que as criptomoedas serão o “dinheiro de amanhã” no futebol.

AC Milan cada vez mais longe da antiga glória. Finanças do clube estão cada vez piores

O insucesso desportivo tem sido apontado como a principal e, natural, razão para a crise financeira que se instalou no clube. Os investimentos feitos nas últimas cinco épocas, tinham como principal objetivo resgatar o clube e trazer de volta a San Siro os dias de glória. O resultado não foi o esperado.
Comentários