103 golos. Não se via um ataque assim há 55 anos

Bruno Lage terminou o campeonato com tantos golos marcados em 19 jogos (72 golos) como o Sporting CP em 34 partidas e menos dois tentos do que o FC Porto em 34 jornadas.

Octávio Passos/ Lusa

O SL Benfica conquistou a I Liga de futebol com um registo de 103 golos marcados, igualando um recorde com 55 anos, quando o clube da Luz terminou o campeonato com o mesmo registo de golos. De resto, o recorde de golos marcados num campeonato, continua a pertencer ao Sporting CP que na temporada de 1946/47 marcou 123 golos em 26 jornadas (com Eusébio como grande protagonista).

Bruno Lage, o treinador que levou o SL Benfica ao 37º título, pode ser considerado o grande obreiro de uma equipa virada para o ataque. A 3 de janeiro deste ano, quando assumiu o comando da equipa, o SL Benfica tinha com Rui Vitória um registo de 31 golos marcados e 15 tentos sofridos em 15 jogos onde foram conseguidas 10 vitórias, dois empates e três derrotas.

A 6 de janeiro, o SL Benfica estreava o treinador Bruno Lage num jogo no Estádio da Luz frente ao Rio Ave. O triunfo por 4-2 iria dar inicio a uma caminhada que levaria os ‘encarnados’ ao título e a igual um recorde com 55 anos. A 18 de maio, o SL Benfica terminaria o campeonato com 103 golos marcados e 31 tentos sofridos, sendo que a era Lage contribuiu com um registo avassalador de 72 golos marcados (16 sofridos) num registo de 18 vitórias, um empate e zero derrotas.

Assim, o SL Benfica, só na era de Bruno Lage, terminou o campeonato com tantos golos marcados em 19 jogos como o Sporting CP em 34 partidas e menos dois tentos do que o FC Porto em 34 jornadas (terminou a Liga com 74 golos marcados).

A última vez que uma equipa da I Liga se sagrou campeã depois de mudar de treinador na mesma temporada foi em 1999/2000 quando Augusto Inácio quebrou o jejum de 18 anos no Sporting CP. Dezanove anos depois, o SL Benfica foi campeão depois de uma ‘chicotada psicológica’.

 

 

Ler mais
Relacionadas

De Félix a Ferro. Em cinco meses, Bruno Lage ‘injetou’ 35 milhões de euros no plantel do SL Benfica

Chegou em janeiro com o SL Benfica em 4º lugar e a sete pontos do líder e campeão em título, FC Porto. Cinco meses depois, e com a conquista do 37º título, estes são os cinco jogadores que mais beneficiaram com a chegada de Bruno Lage.

‘Encarnados’ recebidos segunda-feira na câmara de Lisboa

“Os novos campeões nacionais serão recebidos nos Paços do Concelho, segunda-feira, 20 de maio, às 18:00’, informou o município.

Benfica é campeão e já há contas para o dinheiro da Champions

Precisava apenas de um empate, mas ganhou. O F.C. Porto também , mas de pouco lhe valeu. O acesso direto à Champions pode valer aos novos campeões mais de 40 milhões de euros.
Recomendadas

Consórcio português candidato à compra do clube de futebol inglês Charlton

Um consórcio de investidores portugueses das áreas desportiva e financeira fizeram uma proposta para comprar a maioria do capital do clube de futebol inglês Charlton Athletic, confirmou esta quarta-feira à agência Lusa um representante do Corporate Football Organisation Portugal (CFO), Fernando Corte-Real.

FC Porto com teste dificil em Famalicão no regresso da I Liga

A I Liga de futebol regressa hoje, após quase três meses de paragem, devido à pandemia da covid-19, com o FC Porto a tentar reforçar a liderança na visita ao Famalicão, na 25.ª jornada.

UEFA pondera concluir Liga dos Campeões em Lisboa

Federação de futebol da Turquia terá comunicado à UEFA que não vai ter condições para receber a final da Liga dos Campeões, em Istambul, devido à pandemia da Covid-19. Lisboa pode ser a solução do problema, com a UEFA a ponderar levar a final da liga milionária para o Estádio da Luz, segundo o Mundo Deportivo.
Comentários