A Google foi multada, esta quarta feira, pela União Europeia no valor de 1,7 mil milhões de dólares (1,49 mil milhões de euros).
À frente desta terceira penalização está a Comissária Europeia da Concorrência, Margrethe Vestager que põe em causa as ‘práticas abusivas’ da gigante tecnológica relacionadas com os serviço de publicidade da Google, AdSense.
https://jornaleconomico.pt/noticias/margrethe-vestager-quem-e-a-dinamarquesa-que-rege-o-destino-das-gigantes-tecnologicas-419872
O anuncio da multa foi feito pela própria Comissária através da rede social, Twitter. Na publicação, Vestager explica que a Google está a ser punida por “práticas ilegais de intermediação de publicidade vinculada nas buscas para consolidar a sua posição dominante no mercado”. A Comissária alerta também que a empresa ”não deveria fazer isso” dado que nega aos consumidores o poder de escolha de ”produtos inovadores e preços justos”.
The third @Google case: @Google is fined €1,49bn for illegal practices in search advertising brokering to cement its dominant market position. They shouldn’t do that – it denied consumers choice, innovative products and fair prices.
— Margrethe Vestager (@vestager) March 20, 2019
Para além disso, a equipa de Vestager concluiu que a Google incluiu “cláusulas restritivas nos contratos” com sites terceiros, impedindo que os mecanismos de busca rivais colocassem anúncios nesses sites, de acordo com o comunicado emitido relativo à coima.
A multa segue-se depois da coima de 5 mil milhões de dólares, em junho do ano passado, por abuso do domínio do seu sistema operacional móvel Android e a multa de 2,7 mil milhões de dólares, em setembro de 2017, pelo seu serviço de compras.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com