[weglot_switcher]

20 mil milhões para conquistar setores regulados e público

Tecnológica europeia vai investir em tecnologia e infraestruturas para garantir a soberania digital e captar negócio no setor público e nos altamente regulados, como a defesa.
7 Setembro 2025, 19h00

A SAP vai investir mais de 20 mil milhões de euros, numa década, para reforçar a sua oferta de produtos de soberania digital, que está a ser agora alargada à Europa continental.

O objetivo é oferecer aos clientes europeus o controlo total sobre os seus dados e infraestruturas, com soluções que garantam a soberania de dados, operacional, técnica e legal, permitindo, ao mesmo tempo, beneficiar da evolução da inteligência artificial.

“A soberania já não é opcional, é imperativa”, afirmou Thomas Saueressig, administrador da SAP e chief information officer, numa conferência após a apresentação desta oferta reforçada.

O propósito da SAP, a maior tecnológica europeia em capitalização bolsista, é conquistar clientes no setor público e nos setores altamente regulamentados, como a defesa, setor em que a União Europeia (UE) planeia investir 800 mil milhões de euros nos próximos quatro anos.
Com este posicionamento, a SAP passa a competir diretamente com os principais players norte-americanos que também introduziram recentemente soluções de cloud soberana. Neste caso, ser uma empresa europeia, é uma vantagem na adaptação aos regulamentos mais estritos deste lado do Atlântico.

Thomas Saueressig refere o atual quadro geopolítico, marcado pelo antagonismo entre diferentes blocos comerciais, e a necessidade de se encontrarem plataformas que permitam o aproveitamento das inovações com inteligência artificial como catalisadores do investimento. Soberania e inovação não são conceitos mutuamente exclusivos e devem evoluir em paralelo, defendeu.

Nos Estados Unidos, a empresa já disponibiliza desse 2021 este tipo de oferta, através da SAP National Security Services, para clientes com requisitos de segurança nacional.

Reino Unido, Austrália, Canadá e Nova Zelândia contam com o SAP Sovereign Cloud através de hyperscalers (centros de dados) parceiros como com o modelo Sovereign Cloud On-Site, desde 2023.

Na Europa, o SAP Sovereign Cloud começou a ser disponibilizado em fevereiro deste ano e foi aprofundado agora com o SAP Cloud Infrastructure (infraestrutura como serviço) e o SAP Sovereign Cloud On-Site em centros de dados selecionados ou dos próprios clientes.

Portugal ainda não está abrangido por este reforço. “A sua implementação dependerá das necessidades específicas de soberania digital dos nossos clientes”, explica fonte oficial da empresa ao Jornal Económico. No entanto, como membro da União Europeia, Portugal já pode, hoje, aceder a estes serviços através dos centros de dados da SAP localizados na UE, “com todas as garantias de conformidade e segurança exigidas pela legislação europeia”, acrescenta.

O mercado reagiu em baixa, mas num momento de queda generalizada, recuperou de seguida.

RELACIONADO

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.