[weglot_switcher]

Como obter 20 euros até ao fim de março com o Autovoucher?

O desconto Autovoucher subiu no início deste mês de cinco para 20 euros, para vigorar durante março, devido à subida dos combustíveis em consequência do conflito na Ucrânia. Saiba como obter o dinheiro ao abrigo de uma medida que o Governo admite que pode alargar até junho.
25 Março 2022, 11h45

O desconto Autovoucher subiu no início deste mês de cinco para 20 euros, para vigorar durante março, devido à subida dos combustíveis em consequência do conflito na Ucrânia. Saiba como obter este valor.

Como receber os bónus do autovoucher?

Basta aderir ao programa, registando-se gratuitamente na plataforma IVAucher, que foi criada no ano passado. Depois, só tem de efetuar uma compra numa bomba aderente (não precisa necessariamente de comprar combustível) e pagá-la com cartão bancário. O bónus é depositado na conta bancária associada a esse cartão.

O desconto é atribuído por consumidor, o que significa que na mesma família podem existir vários consumidores a beneficiar do reembolso, desde que sejam titulares de cartões bancários diferentes.

Como funciona o benefício extra de março?

A partir do dia 7 de março será atribuído um benefício total de 20 euros para o corrente mês.

• Os consumidores que aderiram ao Programa antes de 07/03/2022 e já tinham recebido o reembolso de 5 euros relativo ao mês de março, devem receber mais 15 euros na conta bancária após o próximo consumo que efetuarem este mês.

• Os consumidores que aderiram ao Programa antes de 07/03/2022, mas que não tinham feito nenhum consumo em postos de abastecimento no mês de março, recebem 20€ na conta bancária, nos dois dias úteis seguintes ao primeiro abastecimento após 07/03/2022.

• Os consumidores que só adiram ao Programa após 07/03/2022, e desde que a adesão esteja concluída (o sistema demora 1 dia útil a ficar ativo), recebem 20€ na sua conta bancária, nos dois dias úteis seguintes ao primeiro consumo em postos de abastecimento.

As regras estão a ser postas em prática?

Lamentavelmente, não e nem sequer há uma regra uniforme aplicável a todos os consumidores.

Alguns dos que pagaram um consumo na bomba de combustível entre 1 e 6 de março e receberam apenas o bónus previsto inicialmente, no valor de 5 euros, mas outros receberam já os restantes 15 euros de forma automática, sem fazerem novo consumo. Há ainda quem continue com o saldo de 15 euros pendente, aguardando novo pagamento num posto de combustível aderente para que seja efetuada transferência bancária. Há ainda quem tenha recebido logo 20 euros numa única transferência.

Até quando estão disponíveis os bónus autovoucher?

O programa foi inicialmente desenhado para terminar a 31 de março, mas as recentes notícias de aumentos históricos no preço dos combustíveis já levaram o Governo a admitir o alargamento do programa. O portal do Governo refere já um possível alargamento até 30 de junho, mas a medida ainda não foi anunciada como oficial.

Quais são os postos de abastecimento aderentes?

A lista de postos de abastecimento aderentes AUTOvoucher pode ser consultada aqui.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.