O vice-presidente global de Soluções de Inteligência Artificial (IA) e negócios da Google Cloud disse esta terça-feira que “70% dos unicórnios” da área da IA generativa, a mais próxima do pensamento humano, são clientes da empresa.
Philip Moyer enumerou os exemplos da Character.ai – que se tornou famosa pelos chatbots que conversam connosco como se fossem o Albert Einstein, o Michael Jackson ou o Cristiano Ronaldo -,a Anthropic ou AI21 Labs, que trabalham com a tecnológica norte-americana e alguns dos seus milhares de parceiros, onde se incluem as consultoras de gestão BCG, KPMG e Deloitte, a Salesforce ou a Capgemini.
As declarações do executivo da Google Cloud surgem no âmbito do anúncio das novidades da gigante do software, que foram além dos critérios ESG (Environmental, Social & corporate Governance). Na área do trabalho ou ferramentas colaborativas, destaque para as alegadas melhorias de segurança e privacidade para que os conteúdos do Google Workspace de cada um (emails, documentos, entre outros) não sejam partilhados com outros utilizadores sem permissão prévia.
A Google mencionou ainda o facto de, desde maio, o Google Meet incluir mais algoritmos – com o chamado “Duet Al” – para refrescar o panorama nas videoconferências, fazer anotações automáticas com o que foi dito na reunião, guardar excertos do vídeo ou até pedir ao computador/smartphone para atender as chamadas por si quando não consegue, bem como dar hipótese de ter apresentações com teleponto em tempo real e legendas traduzidas automaticamente.
A longa lista de apresentações contou também com novidades nas parcerias. É o caso da alemã SAP, que revelou estar a trabalhar com a Google Cloud para construir soluções para o sector automóvel e para a área da sustentabilidade, utilizando os dados que os clientes armazenaram em sistemas SAP juntamente a Vertex Al.
Já a norte-americana Docusign, das assinaturas digitais autenticadas, está a testar um novo “assistente de contratos inteligente, desenvolvido pela Vertex Al, que permitirá aos utilizadores fazerem perguntas naturais sobre contratos e documentos complexos”. Não obstante, há outras multinacionais que estão a fornecer as suas bases de dados relacionadas com a Google Cloud para construir e treinar algoritmos na Bloomberg, Axiom, CoreLogic, Equifax, NIQ e Transunion.
É o que poderá explicar a afirmação de Warren Barkley, diretor sénior de Gestão de Produtos, Cloud AI da Google Cloud: “Antes anunciávamos novidades a cada nove meses agora há uma revolução a cada nove semanas”.
Os lançamentos foram anunciados no evento “Google Cloud Next”, que regressou em formato presencial ao Moscone Center em São Francisco, nos Estados Unidos, entre os dias 29 e 31 de agosto. Para os jornalistas da Europa, houve uma videoconferência com representantes da empresa, entre os quais Philip Moyer, Mark Lohmeyer, June Yang, Kristina Behr ou Warren Barkley.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com