75% dos trabalhadores portugueses revelam desejo de ter negócio próprio

Os participantes portugueses não só são os mais orgulhosos da sua profissão, como também os mais ambiciosos no que toca a cargos de gestão e empreendedorismo. Os profissionais de origem portuguesa (63%) aspiram a um cargo de gestão de vendas.

De acordo com um estudo sobre o mercado de vendas onde se incluem no qual se inclui os profissionais do sector (vendedores, gestores de vendas, empresários ou outros papéis diretamente ligados às vendas) realizado pela Pipedrive, 75% dos portugueses revelaram o desejo de terem o seu próprio negócio.

O estudo também analisou a satisfação dos colaboradores durante o período pandémico, no qual se destaca que 70% dos profissionais sentem-se “desvalorizados e em risco de burnout”.

Os resultados do estudo transparecem uma perspetiva positiva, uma vez que a pandemia foi encarada como uma oportunidade para os profissionais demonstrarem o seu potencial. Os mesmos refletem-se no aumento do seu sucesso (39%) e satisfação (49%) no trabalho, bem como na crença positiva de que as vendas poderão contribuir largamente para a recuperação da economia em 2021.

Em 2020, no início da pandemia de Covid-19, o relatório global sobre Mercado de Vendas 2019-2020 da Pipedrive ecoava as dificuldades do sector que se refletiam por todo o globo, com mais de dois terços (70%) dos profissionais a sentirem-se desvalorizados e em risco de burnout. Os dados mais recentes mostram que quase dois terços (63%) dos inquiridos trabalharam mais de 40% em regime semanal e 35% referem trabalhar regularmente aos fins de semana. Os profissionais espanhóis lideram a tabela (36%), sendo seguidos pelos portugueses (20%), com a grande diferença de que os últimos afirmam ser compensados pelas horas extra (24%), em contraste com os 8% de Espanha.

Ainda assim, os participantes portugueses não só são os mais orgulhosos da sua profissão, como também os mais ambiciosos no que toca a cargos de gestão e empreendedorismo. Os profissionais de origem portuguesa (63%) aspiram a um cargo de gestão de vendas. Já no que diz respeito a ter o seu próprio negócio, 75% dos portugueses admitem ter essa ambição.

81% dos inquiridos afirmaram que esperam um aumento nas suas vendas em 2021, acreditando igualmente que o sector será um catalisador para a economia. Praticamente a totalidade (92%) admitiu sentir que o seu papel terá um impacto positivo na economia do presente ano, e mais de três quartos acredita que as vendas serão importantes (24%) ou muito importantes (54%) para a recuperação da economia.

De acordo com o relatório sobre o Mercado de Vendas 2020-2021 da Pipedrive, os profissionais portugueses são, face à média, menos propensos (13%) a terem desenvolvido a suas capacidades no trabalho, com a maioria (mais 11% que a média) a referir ter adquirido as mesmas principalmente via treino e formações.

Os portugueses inquiridos revelam também uma maior vontade em adotarem uma abordagem multidimensional face ao seu desenvolvimento de capacidades, revelando que estão 8% mais predispostos do que a média a melhorar regularmente as suas soft skills, com 96% a afirmá-lo. Ainda assim, o relatório indica que os profissionais de venda compreendem a importância das soft skills na sua profissão, com 88% a admitir trabalhar de forma regular nas mesmas.

Sem surpresas, 60% dos profissionais de vendas afirmaram que o seu local de trabalho habitual mudou durante o último ano, indicando a sua casa como o sítio onde passam a maior parte do tempo (41%). Curiosamente, os participantes portugueses foram os mais afetados no que toca à mudança do seu local de trabalho habitual (64%), e estão entre os que menos trabalham a partir de casa (30%).

“A pandemia teve um impacto profundo na forma como percecionamos o trabalho, tendo igualmente aumentado o risco de stress e burnout neste contexto. É interessante observar que a maioria dos profissionais de vendas, que tendem a trabalhar mais horas e fins de semana, adaptaram-se à nova realidade relativamente bem e sentem-se otimistas,” afirma Jeff Heckler, Global Head of Customer Success na Pipedrive.

“As vendas sempre foram um sector desafiante para se trabalhar – mesmo antes da pandemia. Não se trata apenas das capacidades de venda, é uma mistura de experiência, conhecimento, capacidade de resolução de problemas, empatia, e comunicação. É muito provável que a vasta experiência e conjunto de competências em diferentes áreas tenham ajudado os profissionais de vendas a lidar com este novo cenário de forma mais rápida e ágil”, conclui o responsável.

Recomendadas

Administração da Altice reúne-se com sindicatos a 22 de junho para esclarecer futuro da empresa

Sindicatos querem conhecer o plano da empresa para os trabalhadores, bem como as notícias que dão conta da saída da Altice de Portugal. Mas, segundo o STPT, o foco será esclarecer um “plano organizacional integrado” cujos contornos as estruturas sindicais dizem desconhecer.

Fusões e aquisições de empresas em Portugal movimentaram mais de 3 mil milhões até maio

Apesar de em 60% das transações os valores não terem sido revelados, os números representam uma diminuição de 10% no total de transações e uma queda de 53% no capital mobilizado.

PremiumEuro2020 pode ser pontapé para relançar mercado publicitário das marcas

Cobertura mediática será maior do que em 2016, mas é pouco provável que se traduza em recordes de audiências, dizem especialistas. Ainda assim, as marcas deverão aproveitar a oportunidade.
Comentários