7,5 doses por 100 habitantes. Governo diz que Portugal supera a média da UE na vacinação

Segundo os dados divulgados pelo Ministério da Saúde, com que 847 mil doses administradas, Portugal supera a média de 6,3 doses por habitante na UE. Portugal recebeu 1.034.970 doses de vacinas, tendo sido entregues 27.300 doses para cada uma das regiões autónomas.

Portugal já administrou um total de 837.887 vacinas contra a Covid-19, das quais 574.062 correspondem a primeiras doses e 263.825 a segunda doses, desde que foi inoculada a primeira dose no dia 27 de dezembro, informou este sábado o Ministério da Saúde.

Dois meses após o início do processo de vacinação, o país encontra-se acima da média da União Europeia (UE) com 7,50 doses administradas por 100 habitantes (6,83 na UE)”, sublinhou o ministério, em comunicado.

Portugal recebeu 1.034.970 doses de vacinas, tendo sido entregues 27.300 doses para cada uma das regiões autónomas, adiantou. De acordo com os dados reportados pelas várias entidades, já foram administradas 199.804 doses a 111.505 profissionais de saúde, sendo que 88.299 já receberam a segunda dose.

“Dentro dos grupos prioritários definidos para a primeira fase do processo destaca-se ainda a administração da vacina a 200.822 pessoas de Estruturas Residenciais para Idosos (ERPI) e da Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados (RNCCI), das quais 129.519 já com a segunda dose”, acrescentou o ministério liderado por Marta Temido.

A campanha de vacinação implicou quase três mil entregas em mais de 200 rotas e 474 pontos de entrega. Nesta operação, foram envolvidas 1190 viaturas da GNR e 1471 viaturas da PSP e 3.392 agentes da PSP e 3.571 militares da GNR, concluiu.

Relacionadas

“É fundamental ter processo de licenciamento das vacinas mais ágil”, diz Costa. Von der Leyen concorda

O primeiro-ministro também defende ser preciso a industria farmacêutica responsável, pela vacina contra a Covid-19, “ter maior capacidade de produção”

Alemanha vai alterar recomendação sobre vacina AstraZeneca para maiores de 65 anos

A Comissão Permanente para a Vacinação na Alemanha vai alterar a recomendação que limitava o uso da vacina da AstraZeneca para maiores de 65 anos, anunciou hoje o chefe do organismo, Thomas Mertens.

Diretor do Instituto de Medicina Tropical alerta que mercado clandestino vai forçar produção de vacinas genéricas

O diretor do Instituto de Higiene e Medicina Tropical (IHMT) defende a liberalização organizada da produção de vacinas contra a covid-19, antecipando que a pressão do mercado clandestino acabará por impor esta solução no futuro.
Recomendadas

“Vacinação? Portugueses em idade ativa são quem mostra mais resistência”, realça diretora da ENSP

Um em cada quatro portugueses em idade ativa mostra resistência à vacina, conclui barómetro da Escola Nacional de Saúde Pública. Embora os dados sugiram “alguma preocupação”, Carla Nunes, diretora da ENSP, frisa em entrevista à JE TV que os valores não são “suficientemente graves para pôr em causa a execução do plano de vacinação”.

Comissão Europeia aprova ajuda intercalar de 462 milhões de euros à TAP

Bruxelas considera que a medida de apoio portuguesa à companhia aérea nacional, para compensar a empresa pelos prejuízos sofridos devido à pandemia está “em conformidade” com as regras da União Europeia.

Números das saídas da TAP dados por Miguel Frasquilho “pecam por defeito”, acusa sindicato

O Sindicato dos Trabalhadores da Aviação e Aeroportos (Sitava) acusou esta sexta-feira o presidente do Conselho de Administração da TAP, Miguel Frasquilho, de “iludir” a realidade, numa entrevista à TVI24.
Comentários