[weglot_switcher]

85% dos portugueses totalmente vacinados até ao final de setembro (com áudio)

“A campanha de vacinação pode acabar entre a terceira semana e a quarta semana de setembro”, disse hoje o vice-almirante Henrique Gouveia e Melo.
  • MÁRIO CRUZ/LUSA
19 Agosto 2021, 20h26

85% dos portugueses deverão estar totalmente vacinados até ao fim de setembro, previu hoje o líder da task force para a vacinação.

“A campanha de vacinação pode acabar entre a terceira semana e a quarta semana de setembro”, disse Henrique Gouveia e Melo esta quinta-feira, 19 de agosto, em entrevista à “RTP”.

O vice-almirante apontou que 85% da população deverá estar vacinada com a primeira dose na “primeira semana de setembro”. Mais tarde, entre a “terceira e a quarta semana de setembro”, 85% da população deverá ter a vacinação completa. O Governo tinha previsto atingir os 85% de população totalmente vacinada em outubro.

Questionado sobre quando será atingida a imunidade de grupo, Gouveia e Melo apontou que “precisamos de vacinar no minino ate aos 85% da população” devido à variante Delta.

“Não se tem a certeza de que se atinja a imunidade de grupo, mas a atingir é acima de 85%”, acrescentou.

A vacinação tem contribuído para a “diminuição de mortos, de internamentos, da incidência, mas o combate ainda nao acabou. O futuro são os 85%”, afirmou o responsável.

Portugal atingiu esta meta de 70% da população totalmente vacinada, três semanas antes do previsto, o que deverá permitir que o país passe à segunda fase do plano de desconfinamento, uma decisão que poderá ser tomada amanhã pelo Governo, após análise dos números da Covid-19.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.