85% dos portugueses deverão estar totalmente vacinados até ao fim de setembro, previu hoje o líder da task force para a vacinação.
“A campanha de vacinação pode acabar entre a terceira semana e a quarta semana de setembro”, disse Henrique Gouveia e Melo esta quinta-feira, 19 de agosto, em entrevista à “RTP”.
O vice-almirante apontou que 85% da população deverá estar vacinada com a primeira dose na “primeira semana de setembro”. Mais tarde, entre a “terceira e a quarta semana de setembro”, 85% da população deverá ter a vacinação completa. O Governo tinha previsto atingir os 85% de população totalmente vacinada em outubro.
Questionado sobre quando será atingida a imunidade de grupo, Gouveia e Melo apontou que “precisamos de vacinar no minino ate aos 85% da população” devido à variante Delta.
“Não se tem a certeza de que se atinja a imunidade de grupo, mas a atingir é acima de 85%”, acrescentou.
A vacinação tem contribuído para a “diminuição de mortos, de internamentos, da incidência, mas o combate ainda nao acabou. O futuro são os 85%”, afirmou o responsável.
Portugal atingiu esta meta de 70% da população totalmente vacinada, três semanas antes do previsto, o que deverá permitir que o país passe à segunda fase do plano de desconfinamento, uma decisão que poderá ser tomada amanhã pelo Governo, após análise dos números da Covid-19.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com