[weglot_switcher]

A América Latina é um mundo paralelo. Não tem instruções”

Entrar nos mercados da América Latina não é fácil para empresas estrangeiras. Os europeus têm muitas histórias para contar sobre as dificuldades nestes mercados. “A América Latina é um mundo paralelo e sem manual de instruções”, disse ao JE o analista Mário Martins que conhece bem a região por ter trabalhado no Brasil.
20 Abril 2025, 15h00

“Os países latino-americanos não têm dificuldades de acesso a capital. Salvo raras exceções como o Chile ou o Peru, que têm mais dificuldade de acesso a fundos, em todos os outros países, as empresas não têm grandes dificuldades ”, acrescenta o analista da Vantage Markets.

A Colômbia “não estava preparada para uma empresa estrangeira. Pode haver outros motivos, mas acho que passa muito por uma vontade das empresas locais”, apontando para a criação de “dificuldades instantâneas para o operador estrangeiro ir embora e depois serem as empresas locais a pegarem no projeto”.

“O investimento na América Latina é bastante complicado, é por isso que há tantas histórias de desastres financeiros. Há muito dinheiro, o poder político e o económico estão muito juntos.

Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.