Falar do dinheiro em família é frequentemente um embaraço ou desconforto. Mas falar do dinheiro e finanças em família é meio caminho andado para que todos colaborem no equilíbrio financeiro dos orçamentos familiares.
Em Portugal existem cerca de 4 milhões de famílias e estas estruturas são importantes agentes económicos, dispõem de rendimentos, tomam decisões financeiras de acordo com as suas preferências e possibilidades.
A realidade nacional que mostrado que muitas famílias apresentam dificuldades financeiras e que, na sua maioria, têm falta de competências de literacia financeira.
O orçamento familiar é o melhor instrumento que as famílias têm para gerir o seu dinheiro e para gozar de uma boa saúde financeira. Portanto, todos os elementos devem saber onde e como se está a gastar o dinheiro. É fundamental que partilhem práticas de poupança, por exemplo nas compras da casa, que troquem ideias e até conselhos. Saber como podem poupar, economizar e multiplicar o dinheiro deve ser um objetivo e um desafio para toda a família, incluindo os mais jovens.
Não menos importante é o reconhecimento de todos de que o dinheiro não cai do céu, que é necessário “ganhá-lo” e isso custa tempo, trabalho e esforço. Se os membros de uma família não falam entre si, nem conhecem a sua situação financeira, então poderão enfrentar problemas com dívidas escondidas, créditos desconhecidos, serviços públicos cortados, etc…
Ao falar-se de dinheiro em família, o consumidor está também a contribuir para a educação financeira dos elementos da família mais novos e partilhar com eles a importância do valor e da gestão do dinheiro.
Informe-se dos seus direitos de consumidor
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com