A importância de se falar do dinheiro em família

Falar do dinheiro em família é frequentemente um embaraço ou desconforto. Mas falar do dinheiro e finanças em família é meio caminho andado para que todos colaborem no equilíbrio financeiro dos orçamentos familiares. Em Portugal existem cerca de 4 milhões de famílias e estas estruturas são importantes agentes económicos, dispõem de rendimentos, tomam decisões financeiras […]

Falar do dinheiro em família é frequentemente um embaraço ou desconforto. Mas falar do dinheiro e finanças em família é meio caminho andado para que todos colaborem no equilíbrio financeiro dos orçamentos familiares.

Em Portugal existem cerca de 4 milhões de famílias e estas estruturas são importantes agentes económicos, dispõem de rendimentos, tomam decisões financeiras de acordo com as suas preferências e possibilidades.

A realidade nacional que mostrado que muitas  famílias apresentam dificuldades financeiras e que, na sua maioria, têm falta de competências de literacia financeira.

O orçamento familiar é o melhor instrumento que as famílias têm para gerir o seu dinheiro e para gozar de uma boa saúde  financeira. Portanto, todos os elementos devem saber onde e como se está a  gastar o dinheiro. É fundamental que partilhem práticas de poupança, por exemplo nas compras da casa, que troquem ideias e até conselhos. Saber  como podem poupar, economizar e multiplicar o  dinheiro deve ser um objetivo  e um desafio para toda a família, incluindo os mais jovens.

Não menos importante é o reconhecimento de todos de que  o dinheiro não cai do céu, que é necessário “ganhá-lo”  e isso  custa tempo, trabalho e esforço. Se os membros de uma família  não falam entre si,  nem conhecem a sua situação financeira, então poderão enfrentar problemas com dívidas escondidas, créditos desconhecidos, serviços públicos cortados, etc…

Ao  falar-se de  dinheiro em família, o consumidor está também a contribuir  para a educação financeira dos elementos da família mais novos e partilhar com eles a importância do valor e  da gestão do dinheiro.

Informe-se dos seus direitos de consumidor

Ler mais
Recomendadas

Tem carro a gasóleo? Vem aí novo aumento na próxima semana

Já a gasolina vai sofrer uma descida pela segunda semana consecutiva.

Premium“A classe média ainda não pode viver em Lisboa”

CEO e fundador da Essentia explica que, apesar de existir uma estabilização dos preços no mercado da reabilitação urbana, os portugueses que chegam ao centro histórico da cidade pertencem à “classe média alta e alta”.

Governo reforça camas para universitários

No âmbito do Plano Nacional para o Alojamento no Ensino Superior, as regiões do país ampliam a oferta de residências.
Comentários