[weglot_switcher]

“A Iniciativa Liberal não fará parte da ‘aranhonça’ de seis partidos”, diz Carlos Guimarães Pinto

“Até agora tivemos uma geringonça, penso que agora teremos uma ‘aranhonça’ de seis partidos. A Iniciativa Liberal não fará parte dessa ‘aranhonça'”, garantiu o líder do partido que elegeu um deputado.
  • carlos_pinto_guimarães_iniciativa_liberal_legislativas
    Miguel A. Lopes/Lusa
8 Outubro 2019, 13h00

Com a reunião com o Presidente da República terminada, Carlos Guimarães Pinto, o líder da Iniciativa Liberal, afirma a recusa em “apoiar a indigitação do primeiro-ministro António Costa”. Diretamente do Palácio de Belém, o deputado eleito do novo partido sustenta “a tristeza por estas audiências estarem a acontecer quando ainda faltam muitos votos por contar”, referindo-se aos círculos de quem vive fora do território português.

Carlos Guimarães Pinto repete por diversas vezes críticas à “forma como decorreu o processo de votação nos círculos da emigração”, uma vez que “as pessoas fizeram um grande esforço para votar e o seu voto não está a ser contabilizado antes destes encontros”. “Teoricamente, até podemos ter novos partidos que deveriam ter sido recebidos hoje”, garante.

Ainda assim, o líder da Iniciativa Liberal afirma que entende a urgência da reunião com os partidos e deputados eleitos por causa do encontro com o Conselho Europeu devido ao Brexit.

Estando contra a indigitação de António Costa como primeiro-ministro, Carlos Guimarães Pinto garante que o partido respeita a decisão do eleitorado “mas enquanto partido não vamos viabilizar a indigitação de António Costa”. “Não havia qualquer alternativa à indigitação de Costa, mas obviamente não lhe daremos apoio parlamentar”, sublinhou.

“Até agora tivemos uma geringonça, penso que agora teremos uma ‘aranhonça’ de seis partidos. A Iniciativa Liberal não fará parte dessa ‘aranhonça'”, garantiu o deputado. “Somos uma clara oposição ao socialismo. Somos um partido liberal e nunca apoiaremos a oposição”, sustentou.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.