Mudam-se os tempos e mudam-se também as preocupações. E as preocupações são muitas nestes tempos de pandemia e de grande aceleramento tecnológico. O relacionamento entre estas duas questões tornou-se evidente na forma como todos nos refugiámos no digital para fazer face ao confinamento. Finalmente foi fácil identificar o que é realmente essencial na nossa vida: bens essenciais, companhia e algo para fazer com o todo o tempo que dura um dia.

Descobrimos ainda que, face ao desconhecido, tentar saber o que se passa também assume uma proporção bem diferente nas nossas vidas. Foi assim que assumimos rapidamente que seria através da internet que iríamos comprar tudo o que nos fazia falta, reunir e até conviver com a família e os amigos, trabalhar, estudar, aprender um sem número de atividades, exercitarmo-nos, ver séries, filmes, documentários e muito mais. E aceder a notícias, incessantemente.

A mudança nos comportamentos dos consumidores teve que ser praticamente instantânea. O que será duradouro e aquilo que ficará para a história e como estórias, só o tempo dirá. A reação das marcas também teve que ser muito rápida: as que tiveram capacidade, alteraram imediatamente a sua forma de comunicação, as que não tiveram essa capacidade, calaram-se. E aos poucos foram voltando, tentando manter-se relevantes nesta nova realidade.

A capacidade para reagir no momento, aproveitando esse momento para comunicar de forma espontânea e relevante, o Moment Marketing, não é novidade, mas é sempre um desafio. Um desafio para as empresas, que têm que redefinir muito rapidamente objetivos, estratégias de comunicação e budgets. Um desafio para as suas agências criativas, que num instante têm que encontrar a forma e o conteúdo certo para comunicar esse momento.

Um desafio também para as suas agências de meios, que em tempo record têm que cancelar tudo o que estava no ar ou previsto para o curto prazo e definir qual a estratégia de utilização de meios publicitários mais eficaz na nova realidade, isto tendo em conta novos objetivos e budgets, novos conceitos criativos e, neste caso específico da pandemia, comportamentos de consumo de Media totalmente novos. Nos últimos meses este exercício tornou-se habitual na Nova Expressão.

Reagir de forma rápida e eficaz é normalmente fruto de muito know-how, de equipas motivadas e de um processo constante de atualização, o que nos tempos de hoje significa estar diariamente a par do que se faz a nível global. Em termos de media, significa também uma excelente relação com os meios, as melhores ferramentas de planeamento e equipas repletas de profissionais talentosos, curiosos e dedicados.

Mas, no atual momento, foi necessário ir mais longe. Foi preciso criar soluções para situações nunca vivenciadas pelas marcas, o que só se foi possível através de muita partilha de ideias e experiências. Na Nova Expressão podemos contar com a Local Planet, a network internacional de agências de meios independentes de que fazemos parte. Foi assim que beneficiámos de ideias vindas de mercados mais evoluídos do que nós em termos digitais e de experiências de quem viveu o confinamento antes de nós.

E só assim foi possível chegar a soluções criativas, alicerçadas em objetivos claros, metodologias concretas e equipas bem conectadas. Conseguir resultados com o Moment Marketing, é como fazer um filme ou escrever um livro. Não basta inspiração, é preciso um método de trabalho, um saber acumulado. Por aqui, na Nova Expressão, é essa a nossa filosofia.