[weglot_switcher]

“A Partex é uma noiva apetecível, há muitos interessados”

A Gulbenkian retomou processo de venda da petrolífera e quer escolher o comprador ate junho, disse ao Jornal Económico António Costa Silva, presidente executivo da empresa. Resultados e presença global atraem multinacionais.
15 Fevereiro 2019, 07h40

Apesar do processo da venda da Partex aos chineses da CEFC ter falhado no ano passado, devido a questões de idoneidade do potencial comprador, a Fundação Calouste Gulbenkian não desistiu do objetivo estratégico de alienar a gestora de ativos petrolíferos. “Costumo dizer que a Partex é uma noiva apetecível e este processo tem confirmado isso”, referiu António Costa Silva, CEO da Partex. “Posso dizer que há mais de três interessados”.

Segundo o gestor, o processo de entrega de propostas deverá decorrer até final de março, com a escolha do comprador prevista para ser concluído ainda no primeiro semestre. “Os potenciais compradores são companhias internacionais muito reputadas. A selecção do candidato final vai ser muito importante. Isso tem que obedecer a múltiplos critérios, e um deles é a aceitação pelas autoridades das geografias onde operamos”, explicou Costa Silva, adiantando que nesses países “mantemos excelentes relações, e somos muitos respeitados”.

 

Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.