O mundo avançou significativamente desde a construção das redes elétricas de transporte e distribuição de 1ª geração, que serviram bem os seus propósitos. Hoje, estamos firmemente no caminho da mobilidade elétrica, e precisamos de pensar na longevidade e durabilidade das nossas infraestruturas futuras. Temos de estar prontos para expandir, reforçar e digitalizar a rede de distribuição elétrica para sustentar a transformação. Os operadores de redes de distribuição (ORD) desempenharão um papel fulcral, adquirindo competências e tecnologias que fazem avançar o sistema energético e aceleram E-Mobilidade.
Sem um fornecimento de eletricidade fiável, os veículos elétricos (VE) não têm futuro. Até 2035, prevê-se que existirão na Europa 130 milhões de VE e isso representará um desafio para as redes elétricas atuais.
Prevê-se que a procura de eletricidade a partir dos postos de carregamento de VE cresça 30% por ano, adicionando mais de 200TWh até ao final desta década. Não obstante este crescimento da procura, o impacto desestabilizador está no facto de milhares, ou mesmo milhões, de VE tentarem carregar em simultâneo. Para termos uma ideia, um carregador rápido de 50kW pode representar para a rede o mesmo que 25 apartamentos. Quanto mais veículos se ligarem às redes elétricas convencionais, maior será o risco para a adequabilidade, segurança e qualidade do fornecimento de energia elétrica. Isto pode levar a quedas de tensão, flutuações de tensão e perdas de energia.
A análise dos seis casos mais comuns de utilização de carregamento – residencial (rural e urbano), local de trabalho, centro de frota, centro de pernoita e corredor rodoviário (autoestradas, etc.) – conclui que as necessidades de carga em pico poderão aumentar entre 21% a 90%, provocando grandes desafios ao fornecimento fiável de energia elétrica.
Existem algumas soluções para este desafio, tais como a gestão inteligente do carregamento (do lado da oferta e/ ou da procura) e a co-localização da produção e armazenamento de energia solar.
Para já, a gestão inteligente do carregamento do lado da oferta apresenta os maiores benefícios. O carregamento inteligente significa carregamento controlado dos VE de forma a permitir aumentar e diminuir a potência de carregamento conforme necessário. Funciona conectando os VE a um carregador que fornece, através de uma conexão de dados, informações sobre o momento mais barato para carregar e, por consequência, o momento quando a rede elétrica tem capacidade suficiente ou excedentária ou quando há uma procura reduzida (durante a noite, por exemplo).
Tal será possível com uma rede elétrica digital suportada por sistemas operacionais em tempo real e aplicações digitais com Inteligência Artificial (como DERMS – distributed energy resources management system ou ADMS – advanced distribuition management system), onde a gestão do carregamento de forma inteligente poderá controlar a capacidade disponível, o tempo e a duração do carregamento e atenuará o risco de sobrecarga da rede.
Por forma a não prejudicar a experiência do utilizador de VE, a gestão atempada e antecipada de todos os dados e fluxos de informação que tornarão a gestão inteligente possível, dependerá de todo um ecossistema altamente digitalizado, inteligente e conectado onde os incentivos à participação são partilhados por todos os intervenientes.