Os setores da construção e da engenharia demoraram a iniciar a transição digital, mas a transformação está em curso.

Com a previsão de aumento da procura de novos edifícios e infraestruturas urbanas, o sector da construção e da engenharia está a preparar-se, melhorando a sua produtividade e métodos de trabalho.
A adoção do digital para melhorar o tempo, custo, segurança e qualidade dos projetos tem sido lenta. No entanto, os primeiros a adotar novas tecnologias vão ganhar vantagens competitivas que eliminarão concorrentes menos ágeis do mercado. É por isso essencial investir no digital.

Quando as margens de lucro são reduzidas, gastar em transformação digital e inovação pode parecer um investimento pesado — mas não investir em soluções que possam aumentar a produtividade é contraproducente. Mesmo para as empresas que investem ativamente em digital, há muito trabalho a fazer. Algumas das decisões estratégicas que as empresas de construção tomaram, ou estão a tomar, para maximizar as suas hipóteses de sucesso a longo prazo incluem:

1. Definir uma estratégia de longo-prazo com recurso a dados
Além da procura dos resultados de curto prazo, é fundamental não descurar uma estratégia de longo prazo que assente em modelos de negócio que permitam criar valor de forma sustentada. A indústria tem assistido à entrada de novos concorrentes com abordagens disruptivas, mais agregadoras da cadeia de valor do negócio e alavancadas em tecnologia. O sucesso das empresas do sector dependerá da capacidade de integração das atividades da cadeia de valor do negócio, eliminando custos de distribuição desnecessários, aumentando a produtividade, controlando melhor os prazos de projeto e a qualidade final, alavancando o digital em todos os aspetos das suas operações para maximizarem o conhecimento que pode ser extraído desses dados, permitindo-lhes identificar novas oportunidades e ameaças nas suas cadeias de valor.

2. Otimizar as operações a partir de tecnologia e dados
A tecnologia oferece múltiplas soluções: os drones podem pesquisar locais de construção, dispositivos podem monitorizar os movimentos dos trabalhadores e os chips RFID podem acompanhar o desempenho do equipamento. Novas fontes de dados estão a ser combinadas para dar aos gestores de projeto mais informações sobre as operações, com enormes vantagens. As empresas devem procurar encontrar formas de criar, armazenar e sintetizar dados, mesmo que o seu valor aparente ainda não seja claro, e desenvolver uma estratégia para gerar informação analítica que permita eficiência operacional. Será fundamental renovar os sistemas de informação que permitam consolidar e integrar fluxos de dados, para permitir a transformação digital.

3. Transformar a força de trabalho com a ajuda do digital
Toda a tecnologia do mundo é inútil sem pessoas que saibam como obtê-la e usá-la. A guerra pelo Talento é uma realidade global e problema crónico no sector da construção. Desenvolver e atrair o talento certo é uma prioridade estratégica, incluindo as competências para realizar as agendas digitais. As empresas podem formar talento internamente, expandir e aperfeiçoar práticas de contratação, adquirir empresas com a experiência necessária, ou encontrar novas formas de colaborar com novos parceiros no seu ecossistema de negócios. Uma transformação digital bem-sucedida conduz à automatização de processos internos e liberta recursos para outros projetos que tragam valor acrescentado adicional.

A mudança está em curso e a transformação digital deve acelerar hoje, para os negócios prosperarem no novo mundo digitalmente ativado de amanhã. As empresas de construção têm tradição de construir coisas que duram. Uma estratégia digital deve ser uma delas.