[weglot_switcher]

Abanca anuncia plano de saídas de 60 trabalhadores e encerramento de 24 balcões

O EuroBic/Abanca comunicou ao Mais, SBN e SBC, em reunião realizada esta segunda-feira, dia 15, que após mapeamento da área comercial decidiu encerrar 24 balcões devido à sua sobreposição geográfica com outros.
16 Setembro 2025, 11h40

O grupo Eurobic/Abanca pretende encerrar 24 balcões devido à sua proximidade geográfica com outras agências, resultando num excedente de 60 trabalhadores na área comercial, pelo que abriu um processo de adesão voluntária a rescisões por mútuo acordo (RMA) e pré-reformas.

O anúncio foi feito pelos sindicatos da banca da UGT que aconselham os trabalhadores abrangidos a consultarem os respetivos serviços jurídicos antes de tomarem qualquer decisão.

O EuroBic/Abanca comunicou ao Mais, SBN e SBC, em reunião realizada esta segunda-feira, dia 15, que após mapeamento da área comercial decidiu encerrar 24 balcões devido à sua sobreposição geográfica com outros.

Ao programa de rescisões por mútuo acordo poderão candidatar-se voluntariamente todos os trabalhadores da área comercial interessados em deixar o grupo, sendo dada preferência aqueles alocados aos balcões a encerrar, revelam os sindicatos.

“Nesta fase, os trabalhadores devem manifestar o seu interesse em aderir ao programa junto da Direção de Recursos Humanos, e posteriormente as propostas serão analisadas caso a caso”, acrescentam.

O Abanca adiantou aos sindicatos que o objetivo é a rescisão com 60 trabalhadores, existindo 10 vagas para pré-reformas e que os trabalhadores devem comunicar o seu interesse entre os dias 15 e 19 de setembro. Depois o banco enviará aos candidatos aceites um convite para reunião no dia 26.

O programa de rescisões por mútuo acordo contempla como condições, o acesso ao subsídio de desemprego; uma indemnização correspondente a 1,5 salários para cada ano de antiguidade; a manutenção das condições dos contratos de crédito em vigor; a atribuição de um seguro de saúde por 12 meses; e um serviço de outplacement (apoio na procura de novo emprego ou na criação de negócio próprio).

No caso das pré-reforma, para candidatos com idade igual ou superior a 60 anos (a 31 de dezembro de 2025), as condições são a atribuição de uma suspensão do trabalho até à idade legal de reforma mediante o recebimento de 60%
do salário; e a manutenção das atuais condições dos contratos de crédito em vigor.

Os sindicatos Mais, SBN e SBC, na nota, aconselham os sócios a analisar com cuidado as suas opções de futuro e, antes de assinarem qualquer documento, consultarem os serviços jurídicos do respetivo sindicato para o esclarecimento cabal de todas as condições propostas.

O grupo espanhol Abanca concluiu a compra de 100% do capital do EuroBic em julho de 2024, tornando-se a sétima maior instituição bancária em Portugal. A aquisição, anunciada em novembro de 2023, custou 327 milhões de euros e permitiu ao Abanca reforçar a sua presença no mercado português e integrar o EuroBic na sua rede, com o objetivo de terminar a integração tecnológica e unificar a marca até ao fim de 2025.

O banco liderado por Juan Carlos Escotet e que tem como CEO, Francisco Botas,  disse na apresentação de contas que “uma vez concluída a fusão, apenas permanecerá a marca Abanca” e que “o processo de integração entre o EuroBic e o Abanca estará concluído até ao final de 2025”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.