O Abanca deu mais um passo na aquisição do EuroBic: já têm autorização do Banco de Portugal (BdP) ao negócio entre galegos e angolanos. Líder do banco espanhol e acionistas do EuroBic aguardam agora comunicação do Banco Central Europeu (BCE) para os próximos dias para o closing da venda de 100% do banco português, que deverá realizar-se a 11 de julho, numa transação que ascende que ascende a 300 milhões. A revelação foi feita ao Jornal Económico por Fernando Teles que lidera o grupo dos investidores detentores de 57,5% do EuroBic.
“Já há luz verde do Banco de Portugal e aguardamos a qualquer momento a comunicação do BCE”, avançou ao JE Fernando Teles que detém 37,5% do banco, e lidera o grupo de investidores que vai encaixar 175 milhões de euros.
Este grupo engloba outros acionistas angolanos, como Luís Cortez dos Santos, Manuel Pinheiro Fernandes e Sebastião Lavrador (cada um com 5% do capital) e ainda mais 5% que são detidos por cinco quadros de gestão do EuroBic. E a empresária angolana, Isabel dos Santos, é a detentora da restante participação de 42,5% que se encontra arrestada pelas autoridades na sequência do “Luanda Leaks”.
Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor
Taguspark
Ed. Tecnologia IV
Av. Prof. Dr. Cavaco Silva, 71
2740-257 Porto Salvo
online@medianove.com