O programa do Abanca está aberto a startups com ideias inovadoras nos setores de fintech, insurtech, regtech, cibersegurança e sustentabilidade, com potencial para transformar o setor financeiro e as candidaturas devem ser apresentadas até ao dia 7 de novembro através do website do Abanca Innova.
O banco inicia hoje o período de candidaturas para aquela que é a 11.ª edição do seu Programa de Startups do Abanca Innova.
“Esta edição centra-se em propostas ligadas a áreas como fintech, insurtech, regtech, cibersegurança e sustentabilidade, embora também sejam valorizados projetos relacionados com outras tecnologias capazes de gerar impacto na indústria financeira. Para serem selecionadas, as startups devem já dispor de um produto no mercado, ainda que em fases iniciais, e contar com uma equipa constituída, capaz de o desenvolver e adaptá-lo a ambientes reais de teste”, refere o Abanca.
“Nesta edição, são apresentadas oportunidades-chave de inovação em domínios como a melhoria da experiência do cliente através da inteligência artificial, o desenvolvimento de soluções que integrem a gestão de feedback para resolver incidências e personalizar serviços, iniciativas sustentáveis que reduzam a pegada ambiental ou propostas que promovam a utilização ética e segura da Inteligência Artificial através de formação e de ambientes de teste controlados”, acrescenta.
O programa está igualmente aberto a outras propostas que, mesmo que não se enquadrando diretamente nestes desafios, possam contribuir para transformar o setor, aumentar a eficiência, reforçar a gestão de riscos ou promover uma economia mais sustentável e confiável.
As startups selecionadas participarão num primeiro workshop, a realizar durante o mês de novembro, onde irão trabalhar em conjunto com equipas internas do Abanca na exploração de potenciais casos de uso. De seguida, as startups que superarem esta etapa irão passar para a fase de bootcamp — de 25 de novembro a 16 de dezembro — durante a qual será definido em detalhe o piloto, estudados os custos associados e analisadas as necessidades técnicas para a implementação de uma prova de conceito.
Os projetos que se revelem viáveis poderão desenvolver uma PoC (prova de conceito) real em conjunto com as unidades de negócio do banco.
O Programa para Startups do Abanca Innova é uma das principais iniciativas de inovação disponíveis na Península Ibérica. Desde a sua criação, candidataram-se ao programa 554 startups, o que o posiciona como uma referência na região. Destas, 268 propostas foram analisadas por gestores do Abanca, resultando em 24 provas de conceito (PoC).
Na edição anterior, foram selecionados projetos como Salescaling, GPT Advisor e Galtea, que estão atualmente a desenvolver as respetivas provas de conceito com o Abanca.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com