[weglot_switcher]

Abanca lança fundo “Fondepósito”

A Abanca Gestión de Activos tem mais de 3.800 milhões de euros sob gestão. “O Abanca Portugal vai alargar a oferta de fundos de investimento próprios, com o lançamento do ‘Fondepósito’.
15 Maio 2023, 21h54

O Abanca Portugal distribui, desde julho do ano passado, três fundos geridos pelo Abanca Gestión de Activos, sociedade gestora do grupo. “Esta carteira vai agora juntar-se o ‘Fondepósito’ para responder à procura por fundos de tesouraria por parte dos aforradores no mercado português”, refere o banco em comunicado. Lançado inicialmente em Espanha, há cerca de seis meses, arrancou com 50 milhões de euros sob gestão e tem já atualmente 500 milhões de euros sob gestão.

A Abanca Gestión de Activos tem mais de 3.800 milhões de euros sob gestão. “O Abanca Portugal vai alargar a oferta de fundos de investimento próprios, com o lançamento do ‘Fondepósito'”.

O Abanca Gestión de Activos tem, atualmente, mais de 3.800 milhões de euros sob gestão. Além disso, é responsável pela intermediação de mais de 3.873 milhões de euros de fundos internacionais e pela gestão de 1.681 milhões de euros em Planos de Pensões e 1.222 milhões de euros em gestão de carteiras.  A sociedade gestora de ativos do Grupo Abanca tem, assim 10.576 milhões de euros em património sob gestão.

Em termos de clientes, o Abanca conta com um portefólio de mais de 152 mil clientes, tendo como objetivo o crescimento a dois dígitos até 2026. A instituição está também a trabalhar no desenvolvimento de novos produtos, de forma a alargar o seu leque de investimento que, atualmente, conta com 46 produtos.

O banco distribui, desde julho do ano passado, três fundos geridos pelo Abanca Gestión de Activos, a sociedade gestora de ativos do Grupo Abanca, o Abanca Renta Fija Flexible, o Abanca Renta Fija Mixta e o Abanca Renta Variable Mixta. Agora passará a ter na sua oferta este fundo que investe em depósitos e em obrigações de muito curto prazo, com o objetivo de satisfazer a procura dos aforradores do mercado nacional por fundos de tesouraria.

O Abanca Portugal começou, na segunda metade de 2022, a comercializar três fundos próprios, geridos pelo Abanca Gestión de Activos, que resulta da fusão entre o Imantia e o Bankoa Gestión. O “Fondepósito” será o quarto produto da carteira em Portugal.

“Este novo fundo responde à procura do cliente-aforrador português que pretende obter mais rentabilidade sem incorrer em risco excessivo. Temos sentido uma procura muito focada em fundos de tesouraria que, neste momento, oferecem retornos mais atrativos. Trata-se de um produto com uma rentabilidade interessante, que tem a grande maioria do capital investido em depósitos bancários e parte em dívida pública”, explica Hugo Gerald Freitas, no comunicado Responsável de Produtos de Investimento do Abanca Portugal.

“Identificamos oportunidades de investimento nas obrigações devido à subida que a Euribor tem registado, um desempenho que permite capturar uma boa rentabilidade para os clientes. Com este novo fundo reforçamos a nossa oferta em Portugal e estamos a desenhar novos produtos que em breve chegarão ao mercado. Pretendemos trazer para Portugal toda a carteira de produtos que já temos em Espanha”, acrescenta Enrique Castro Becerra, Diretor de Investimentos do Grupo Abanca.

Estes fundos podem ser subscritos tanto nos balcões do Abanca, como através dos seus canais digitais: no Homebanking, na aplicação móvel e, também, através do Call Center do Banco.

 

RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.