O comércio entre Portugal e o Reino Unido registou um crescimento impressionante de 51% no ano passado, e a recente visita do Comissário para o Comércio do Reino Unido, Chris Barton, ao Porto foi um momento para celebrar uma relação bilateral vibrante e em evolução, que transcende as fronteiras tradicionais.

Foi uma recordação marcante de que os laços históricos entre o Reino Unido e Portugal, outrora simbolizados pelo vinho do Porto e pelo comércio, se transformaram numa colaboração dinâmica, firmemente alicerçada no domínio das tecnologias emergentes. O Porto, cidade conhecida pelo seu vibrante ambiente empresarial, e hoje um polo de atração para o sector tecnológico, foi o cenário perfeito para mostrar a nossa parceria verdadeiramente moderna.

Em 2022, o primeiro-ministro português Costa e o antigo primeiro-ministro britânico Johnson assinaram uma declaração conjunta, que reafirma a parceria comercial entre Portugal e o Reino Unido. Este acordo proporciona-nos um quadro com o qual podemos trabalhar em conjunto para criar empregos, fazer crescer as nossas economias e diversificar as nossas indústrias.

Para sermos bem-sucedidos, temos de aproveitar oportunidades como esta visita para analisar a situação atual do comércio bilateral, encontrar soluções para os desafios que enfrentamos e identificar novas oportunidades de colaboração.

O programa do Comissário responsável pelo Comércio incluiu uma Masterclass do Global Entrepreneur Programme, que oferece apoio especializado a potenciais empresas portuguesas em fase de arranque e de expansão no Reino Unido.

Organizámos um seminário sobre diálogo cibernético entre o Reino Unido e Portugal, que analisou o papel da inteligência artificial e das aplicações quânticas para a segurança e a resiliência, demonstrando o crescente alinhamento de interesses tecnológicos entre os nossos dois países. Incluiu, também, uma mesa-redonda sobre FinTech, em que se falou do potencial das empresas britânicas para expandirem a sua presença no mercado português nessa área.

Os resultados do segundo inquérito comercial Portugal-Reino Unido da Embaixada Britânica foram discutidos com associações empresariais para compreender melhor a evolução do panorama comercial e ajudar-nos a dar prioridade à ação do Governo britânico no apoio às empresas nos próximos meses.

Tudo isto ajuda-nos a definir uma visão e uma ambição partilhadas para as nossas futuras relações comerciais. Prepara o terreno para um futuro promissor, assente na adoção de novas tecnologias e na capacidade de ambos os países se adaptarem, colaborarem e avançarem em conjunto na era digital.